CLIMA
Campo Grande amanhece coberta por fumaça de queimadas
Capital enfrenta forte poluição e calor intenso; previsão de frente fria em algumas regiões do Estado
05/09/2024
06:00
INMET/CEMTEC
DA REDAÇÃO
Campo Grande amanheceu nesta quinta-feira envolta em uma densa camada de fumaça provocada pelas queimadas que vêm assolando várias regiões do Mato Grosso do Sul. A situação, já preocupante pela poluição do ar, é agravada pela ausência de previsão de chuva, tanto para hoje quanto para os próximos dias, o que impede a dissipação da fumaça.
Mesmo com a baixa visibilidade causada pela fumaça, o Aeroporto Internacional de Campo Grande opera normalmente nesta manhã, conforme informado pela concessionária Aena.
De acordo com dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), entre quarta e quinta-feira, o estado registrou 124 novos focos de queimadas, intensificando os impactos ambientais e a qualidade do ar na região.
A manhã de hoje começou com 20ºC em Campo Grande, com previsão de elevação das temperaturas para até 31ºC durante o dia. O calor deve se intensificar nos próximos dias, com máximas de 36ºC na sexta-feira e até 38ºC durante o fim de semana. Enquanto isso, outras partes do Estado podem enfrentar mudanças climáticas com a chegada de uma frente fria.
Regiões ao sul, sudeste e sudoeste do Mato Grosso do Sul devem sentir uma queda acentuada nas temperaturas já a partir de hoje. Ponta Porã, no sul do estado, registrou 14ºC nesta manhã, e municípios como Dourados e Ponta Porã têm previsão de máximas de 25ºC e 27ºC, respectivamente. A frente fria, no entanto, deverá passar rapidamente, com temperaturas voltando a subir no fim de semana.
Na região pantaneira, Porto Murtinho, Corumbá e Aquidauana registram temperaturas variando entre 27ºC e 32ºC, enquanto em Coxim, ao norte, a máxima é de 37ºC. No leste do estado, municípios como Paranaíba, Costa Rica e Três Lagoas devem atingir 37ºC.
As regiões de fronteira com o Paraguai, em particular, devem experimentar uma queda brusca de temperatura na sexta-feira, com mínimas de até 10ºC. No entanto, essa frente fria será breve, e o calor deve retornar no final de semana, conforme informações do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).
O aumento das queimadas e a ausência de chuvas continuam sendo motivos de preocupação para o estado, que enfrenta uma das suas temporadas mais secas. Especialistas alertam para os riscos à saúde causados pela fumaça e os altos índices de poluição atmosférica, especialmente para pessoas com problemas respiratórios.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Com salários de até R$ 4,6 mil, Prefeitura de Paranaíba abre seleção com 20 vagas
Leia Mais
Após 8 anos de disputa, J&F retoma controle total da Eldorado Celulose em MS
Leia Mais
Após 20 anos, eleição da Fetems terá disputa entre duas chapas e mais de 23 mil aptos a votar
Leia Mais
Presidente da ALEMS recebe Dom Dimas e confirma apoio ao Jubileu das Autoridades
Municípios