CLIMA
Domingo será de baixa umidade do ar e calor passando dos 41°C
O dia será de céu com poucas nuvens e névoa seca em todo o Mato Grosso do Sul
18/08/2024
06:00
INMET/CEMTEC
ANA PAULA CHUVA
O domingo (18) será de altas temperaturas e muito sol em Mato Grosso do Sul. Além disso, a umidade relativa do ar exige atenção da população já que os índices ficam entre 10% e 20% em todo o Estado. A recomendação é beber bastante liquido, manter os ambientes umidificados e não atear fogo em lixos e outros materiais.
Até a segunda-feira (19), Mato Grosso do Sul está sob alerta amarelo para onda de calor e baixa umidade. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) a previsão é de temperaturas 5 °C acima da média.
Em Campo Grande os termômetros ficam entre 25°C e 36°C e o dia será de poucas nuvens, muito sol e névoa seca. Para o período noturnos estão previstos ventos fracos. Já em Dourados a máxima fica na casa dos 38°C com tendência a elevação. O domingo também será de céu claro.
Para Ponta Porã a previsão é de temperaturas iguais à Capital e a umidade relativa do ar fica entre 50% e 10%, também com poucas nuvens e névoa seca. Em Anaurilândia, região Leste do Estado, o dia amanhece com 20°C, mas pode ultrapassar os 37°C. A umidade não passa de 60%.
Já no Bolsão estão as maiores temperaturas. Em Três Lagoas a máxima deve passar dos 40°C por conta do alerta de onda de calor e a umidade fica na casa dos 40%. Em Paranaíba os termômetros ficam entre 20°C e 36°C e para Coxim a previsão é de 41ºC.
Na região Pantaneira, a previsão também é mais de 41ºC em Corumbá e umidade relativa do ar chegando nos 10%. Aquidauana tem previsão de 40°C, mas com alerta de elevação. E no Sudoeste, o previsto também é de mais de 41°C em Porto Murtinho.
“Estas condições meteorológicas previstas, de tempo quente e seco, tornam o ambiente atmosférico propício para a ocorrência de incêndios florestais. Além disso, essas condições impactam na saúde humana e no meio ambiente”, destaca o Cemtec (Centro de Monitoramento do e do Clima).
Por isso, recomenda-se que além de beber bastante líquido e umidificar os ambientes, a população não ateie fogo em nenhuma situação.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Aprovado projeto de Pedro Kemp que garante uso de carteira física nos planos de saúde
Leia Mais
Hashioka solicita redutor de velocidade na BR-262 em Água Clara para garantir segurança em frente ao hospital
Leia Mais
Medicamento ultramoderno para tratar câncer de mama chega ao SUS
Leia Mais
CPI do Crime Organizado chama dois ministros e 11 governadores
Municípios