NATUREZA
Capital terá chuva de meteoros nesta madrugada; saiba melhor horário para ver
Fenômeno está visivel desde o final de julho, mas terá pico entre esta segunda e terça-feira
12/08/2024
11:47
CAMPOGRANDENEWS
NATÁLIA OLLIVER
©REPRODUÇÃO
Os Campo-grandenses poderão presenciar uma chuva de meteoros na madrugada desta segunda-feira (12), e melhor, a olho nú, ou seja, sem necessidade de aparelhos astronômicos. O fenômeno, conhecido como Perseidas, é um dos mais aguardados no mundo. Ela recebe esse nome em homenagem ao herói grego Perseu. A aparição não é rara, mas em alguns anos não pode ser vista na capital sul-mato-grossense.
Embora os pontos brilhantes estejam visíveis desde o final de julho, o pico de atividade só ocorrerá entre os dias 12 e 13. Segundo Hamilton Corrêa, fundador do Clube de Astronomia Carl Sagan da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), o pico de visualização será das 3h às 5h (horário de MS). Ele comenta que neste ano, o Rio Grande do Sul será o único estado que não conseguirá ver a chuva.
O físico acrescenta que o fenômeno costuma causar divergência quanto à apreciação. “Ocorre com mais ou menos intensidade ao longo do ano, dependendo do mês. Alguns costumam gostar, outros não, eu gosto”. São aproximadamente 100 partículas de detritos espaciais por hora.
É importante lembrar que a visualização poderá sofrer interferência das condições climáticas, como formação de neblina ou tempo nublado. Para conseguir aproveitar a chuva, é recomendado, assim como em outras aparições astronômicas, procurar um local escuro, com um horizonte claro onde não tenha obstáculos ou prédios.
Nome - A chuva também é conhecida na crença católica como Lágrimas de San Lourenzo e acontece quando a terra passa pelos detritos deixados pela cauda do cometa Swift-Tuttle. Já o nome Perseida, tem origem da mitologia grega e diz respeito a um dos filho de Zeus, Perseu. A chuva de meteoros recebeu esse nome porque, durante o fenômeno, ela parece surgir da constelação de Perseus.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lady Gaga emociona 2,1 milhões em show histórico na Praia de Copacabana
Leia Mais
Perícia em celulares reforça indícios de venda de sentenças no TJMS, aponta PF
Leia Mais
Mega-Sena acumula e próximo prêmio pode chegar a R$ 20 milhões
Leia Mais
Janja cumpre agenda cultural e educacional na Rússia antes da chegada de Lula
Municípios