TRÂNSITO
Motoristas infratores flagrados por drones começam a ser multados a partir de segunda, em Campo Grande
Conforme a Polícia Militar de Trânsito da capital, o novo equipamento é considerado uma extensão dos olhos dos agentes e tem a função de ajudar a prevenir acidentes.
05/04/2024
17:50
G1
Motoristas infratores flagrados por drones começam a ser multados a partir de segunda — Foto: Reprodução/Drone
A Polícia Militar de Trânsito de Campo Grande, a partir de segunda-feira (8), irá contar com um novo instrumento para flagrar e multar os motoristas infratores da capital. Com ajuda de um drone, os agentes pretendem transformar as ruas em um local mais tranquilo e seguro.
Conforme o comandante do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Carlos Augusto Regalo, podendo atingir até 5 metros de altura, o drone é capaz de identificar a placa e também o condutor do veículo que cometeu a infração.
"As conversões em locais proibidos, as ultrapassagens também em locais proibidos, uso de telefone celular durante a condução do veículo, esse drone tem uma boa resolução de imagem. A gente consegue identificar a placa e o condutor do veículo", esclarece o comandante.
De acordo com os agentes, placas de sinalização indicam as áreas de monitoramento e a forma de aplicar multa é a mesma do policial observando trânsito. Depois de identificada, a infração é registrada no Sistema do Departamento de Trânsito por meio de um aplicativo no celular.

“O que a gente pretende com o uso do drone é uma condução mais defensiva, uma reeducação do condutor pra que ele sinta que está sendo fiscalizado para que ele mude sua postura que pode vir a acarretar um acidente e, com isso, a gente consiga ter um trânsito mais tranquilo e mais seguro para todos”, afirmou Regalo.
Entre janeiro e fevereiro, as autuações por parar em fila dupla aumentaram 42% comparado ao mesmo período de 2023, em Campo Grande. O aumento também aconteceu nas autuações de estacionar longe do meio fio, que foi de 33%.
Segundo o coordenador do Fórum de Mobilidade Mova-se, Miguel Ângelo, o uso da nova tecnologia deve reduzir o número de acidentes e consequentemente os custos.
"Não só os custos dos órgãos de trânsito mas de toda uma cadeia de saúde e outros pontos que a sociedade também tem esses ganhos indiretos porque eu diminuo os acidentes, diminuo os custos com saúde".
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Morre Renata dos Anjos, empresária conhecida no comércio do Coophasul
Leia Mais
Lula deve voltar ao Assentamento Itamarati em MS pela terceira vez
Leia Mais
Nelsinho Trad visita distritos de Aquidauana e prestigia eventos da região pantaneira
Leia Mais
Éderson é chamado por Ancelotti e coloca MS de volta à Copa após 32 anos
Municípios