ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
ALEMS homenageia cardeal Ángel Fernández Artime, décimo sucessor de Dom Bosco
O cardeal agradeceu a honraria recebida nesta manhã pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul
07/03/2024
14:04
CHRISTIANE MESQUITA
©DIVULGAÇÃO
Em sessão solene realizada nesta manhã (7) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), foi concedido o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense ao cardeal Ángel Fernández Artime, décimo sucessor de Dom Bosco, fundador da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), responsável por catequizar e educar jovens de todo o Brasil há 130 anos. A honraria foi proposta pelo deputado e 1º secretário da Casa de Leis, Paulo Corrêa (PSDB), em coautoria do deputado e presidente da ALEMS, Gerson Claro (PP) e o deputado e 2º secretário da Assembleia Legislativa, Pedro Kemp (PT). O termo de concessão lido na cerimônia foi um reconhecimento desta Casa de Leis pela dedicação à Missão Salesiana, na educação de jovens.
Coautor da resolução que concedeu o título, o presidente Gerson Claro deu as boas-vindas ao homenageado. “Seja bem-vindo o novo filho de Mato Grosso do Sul, que possamos receber e cumprimentá-lo com louvor em nosso Estado, neste mês em que é comemorado o Dia Internacional das Mulheres.Orgulhoso de vivermos esse momento que torna o nosso dia mais leve e o dia-a-dia mais comprometido com a causa da população.A Casa de Leis jamais esquecerá esse momento”, declarou o presidente.
Paulo Corrêa reconheceu o trabalho da Missão Salesiana
Na tribuna, o 1º secretário, Paulo Corrêa, ressaltou a importância do trabalho da Missão Salesiana no Estado e no Brasil. “Desejamos outorgar esse reconhecimento ao trabalho de todos os salesianos que se encontram aqui há exatos 130 anos, muito trabalho feito pela educação e bem-estar dos jovens. Somos gratos ao esforço da Missão Salesiana, e eu soube que, no dia 20 de abril, o cardeal Ángel Fernández Artime será ordenado arcebispo em Roma. Sou salesiano, meu irmão José Reinaldo também, fico muito feliz em fazer essa saudação, muito nos honra, muito obrigada e obrigada meu presidente por me fazer essa distinção", disse.
O currículo do cardeal foi lido na tribuna por José Reinaldo Araújo Corrêa. “Nasceu no dia 21 de agosto na Espanha, foi ordenado em Leon, laureado em Filosofia Pública e Ciências Humanas, Teologia Pastoral, e diplomado em Pedagogia. Foi professor, delegado da pastoral juvenil, vigário provincial, diretor de colégio salesiano, foi grão chanceler de unidade salesiana, reitor-mor, gran chanceler, visitou 120 das 135 nações onde a Missão Salesiana de Mato Grosso está presente no mundo, já recebeu seis cidadanias honorárias, é cardeal da Santa Igreja e será no próximo dia 20 de abril ordenado arcebispo em Roma”, detalhou.
O vice-governador do Estado, Barbosinha (PP), saudou o homenageado. “O governador Eduardo Riedel traz uma saudação especial a todos os religiosos e religiosas nesse momento tão especial do menino que singrava mares, pescava peixes e cresceu e se transforma num grande pescador de almas, a representação do sentimento que fala com a voz do coração, ao sentimento das pessoas mais humildes. Que Vossa Eminência possa levar o sentimento das pessoas do Mato Grosso do Sul, o Estado das Águas, do Pantanal, do Agronegócio, mas de um povo extremamente acolhedor, sinta-se de fato um cidadão dessa terra”, reiterou.
Cardeal Ángel Artime agradece a honraria
O cardeal Ángel Fernández Artime agradeceu a honraria recebida. “Obrigada por essa oportunidade, aqui cheguei também com uma página preparada, mas deixo o protocolo e quero falar com o coração. Entendo o que significa e reconheço a generosidade de todos vocês, com esse grande título. Quem fala aqui é um filho de pescador, de família de pescadores, entendo o que é a simplicidade da vida, o trabalho, estar quatro ou cinco dias no mar, a sobriedade no viver, entendo a sensibilidade para aqueles que tem mesmo, como vocês que tem a responsabilidade de servir ao povo neste Estado muito bonito. Essa grande honra não é para mim, e sim, no carisma de Dom Bosco, que pensou nos que tinham mais necessidade, ajudar ao jovens do mundo que fazem até hoje, reconhecimento a todos os meus irmãos salesianos que tiveram uma vida abençoada nessa Terra. Onde Deus me levar será sempre oportunidade para pensar nos jovens, ser sensível na igreja e os que tem menos oportunidades. O meu serviço será sempre ajudar e servir", ressaltou.
Autoridades da igreja católica compareceram nesta manhã
Entre as autoridades civis presentes, estavam o desembargador Sérgio Martins, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), Pedro Kemp (PT), Marisa Serrano conselheira aposentada, a primeira-dama do Governo do Estado, Mônica Riedel, e Adriana Corrêa, esposa do deputado Paulo Corrêa. Entre as autoridades eclesiásticas estavam o arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa, Dom Vitório Pavanello, Dom Edmilson Tadeu Canavarros dos Santos, Frei Gianus Mari Danecchi e o Padre Ricardo Carlos, presidente da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT).
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
"O eleitor só observa, decisão vem depois"
Leia Mais
Contribuintes podem acionar Justiça para recuperar IOF, mas decisão do STF ainda gera incertezas
Leia Mais
Cooperativismo entra na formação de aprendizes e fortalece inclusão produtiva da juventude
Leia Mais
MPMS abre investigação sobre exames de raio-X no Hospital Regional de MS e cobra plano de modernização
Municípios