ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
PL de Neno Razuk que institui campanha de conscientização sobre o TPS é aprovado em 1ª discussão
20/02/2024
17:32
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Foi aprovada nesta terça-feira (20), em primeira votação, durante sessão na Assembleia Legislativa, o projeto do deputado estadual Neno Razuk (PL) que institui campanhas de conscientização sobre o TPS, que é o Transtorno de Processamento Sensorial.
Esse tipo de transtorno causa alterações em aspectos sensoriais básicos como audição, paladar, tato, visão ou olfato, devido a uma dificuldade no cérebro em processar os estímulos.
O objetivo é promover a difusão de informações sobre esse transtorno, que segundo o deputado, não é tão incomum. “Nossa proposta é que sejam feitas campanhas nas unidades de saúde, promovendo a divulgação de informações sobre os principais sinais e sintomas do TPS em crianças, e assim, incentivarmos o diagnóstico para que seja feito o tratamento adequado”.
No entanto, para que o diagnóstico seja feito, é preciso que as pessoas tenham acesso a informações e assim, busquem atendimento especializado. “Atualmente temos terapias disponíveis, e quanto mais precoce o diagnóstico precoce melhor o atendimento. Também queremos sensibilizar os profissionais de saúde e educação sobre o tema, além de oferecer suporte às famílias de crianças com TPS”.
Com a votação em primeira discussão, o projeto agora segue para ser votado em segunda sessão no plenário a ser marcada pela mesa diretora da Casa. “Acredito que campanhas de conscientização trazem bons resultados e contribuem para que aquelas pessoas acometidas pelo TPS tenham apoio e acesso a tratamentos adequados e assim consigam o desenvolvimento pleno de suas capacidades”, finaliza Neno Razuk.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Revisão da Lei Magnitsky expõe racha entre aliados de Eduardo Bolsonaro e gera troca de ataques nas redes
Leia Mais
Alexandre de Moraes agradece Lula por retirada de sanções da Lei Magnitsky
Leia Mais
Moraes agradece atuação de Lula após EUA retirarem sanções impostas pela Lei Magnitsky
Leia Mais
Consórcio Guaicurus paga apenas 50% dos salários atrasados e greve está mantida para segunda-feira em Campo Grande
Municípios