EDUCAÇÃO
Sisu 2024: UEMS em Ivinhema abre vagas em dois cursos de graduação
As inscrições no Sisu ocorrem de 22 a 25 de janeiro
22/01/2024
09:00
ASSECOM
A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) oferta 31 vagas em dois cursos de graduação oferecidos na Unidade em Ivinhema, sendo 11 vagas para o curso de Ciências Biológicas (licenciatura) e 20 vagas no curso de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira (tecnológico). Os interessados em participar poderão se inscrever no período de 22 a 25 de janeiro de 2024, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
As vagas serão preenchidas segundo a ordem de classificação dos candidatos, de acordo com as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) ofertará 1.243 vagas em 38 cursos. Todos os cursos possuem Reserva de Vagas para candidatos/as Negros/as (pretos/as e pardos/as), Indígenas, Residentes em Mato Grosso do Sul e Pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento (PCD).
Para o curso de Ciências Biológicas (licenciatura) são 6 vagas para ampla concorrência, 2 vagas para negros, 1 para indígena, 1 para residente em MS e uma para PCD. O curso é no período noturno e tem duração de 4 anos. O Licenciado em Ciências Biológicas é o professor que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais relativos ao Ensino de Ciências e Biologia. Sua atribuição central é a docência na Educação Básica, que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos de Ciências e Biologia, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas, assim como sobre estratégias para a transposição do conhecimento biológico em saber escolar.
Além de trabalhar diretamente na sala de aula, o licenciado elabora e analisa materiais didáticos, como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros. Realiza ainda pesquisas em Ensino de Biologia, coordena e supervisiona equipes de trabalho. Em sua atuação, prima pelo desenvolvimento do educando, incluindo sua formação ética, a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico.
O curso de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira tem 20 vagas abertas, sendo 11 vagas para ampla concorrência, 4 vagas para negros, 2 para indígenas, 2 para residentes em MS e uma para PCD. As aulas ocorrem no período noturno e tem duração de 3 anos. Os acadêmicos do curso de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira cumprem a carga horária no período noturno. Ao concluir o curso o mercado de trabalho do profissional é bem amplo, pois poderá atuar desde a parte agrícola à parte industrial. O formado será capacitado para exercer todas as funções em uma usina sucroalcooleira, desde o plantio da matéria prima de cana-de-açúcar até o comércio do produto (etanol e álcool).
Saiba mais em: https://www.uems.br/pro-reitoria/proe/dind/sisu
Sobre a UEMS em Ivinhema
A UEMS de Ivinhema existe desde 1994 e teve seu prédio próprio inaugurado em 1997. Está localizada em área central da cidade, na Avenida Brasil, número 771, no Bairro Centro do município de Ivinhema/MS. Possui área total de 30.976,00 m2, sendo 1.829,12 m² de área construída.
A Unidade conta com quatro blocos que compreendem o setor administrativo, salas de aulas, laboratórios e auditório, além de uma quadra poliesportiva. A biblioteca tem um acervo composto por mais de 4000 títulos e 10.983 exemplares. Destaca-se ainda por oferecer às Pessoas com Deficiência (PcD) todas as possibilidades de acesso físico.
Confira mais sobre a UEMS de Ivinhema: https://www.uems.br/cidades/detalhes/ivinhema
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Milei elogia sonegadores, critica quem paga impostos e diz que "falta talento" a quem segue o sistema
Leia Mais
Bolsa Família paga nesta quarta (21) a parcela de maio para beneficiários com NIS final 3
Leia Mais
Segunda edição da Festa Inclusiva das Nações Amigas começa nesta quinta (22) em Campo Grande
Leia Mais
Assembleia Legislativa vota redação final de projeto que permite pagamento de IPVA durante abordagem policial
Municípios