ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Gleice requer apuração de agressão a jornalista e denúncia de sequestro de indígenas em MS
Parlamentar também solicitou informações sobre ação do poder público para prevenir novos episódios de violência contra os povos indígenas
24/11/2023
16:45
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Em resposta à alarmante agressão a um jornalista canadense e sua equipe e à denúncia de sequestro de uma família Guarani-Kaiowá durante a assembleia Aty Guasu, a deputada estadual Gleice Jane (PT) protocolou um requerimento de informações à Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública). A solicitação visa esclarecimentos sobre as medidas adotadas pelo Estado diante das recentes denúncias de violações de direitos humanos contra as populações indígenas Guarani-Kaiowá.
Os episódios de violência, ocorridos nas proximidades de Iguatemi nesta semana, destacam a urgência de ações efetivas. Gleice Jane ressalta que esses eventos não são isolados, mas parte de um padrão contínuo de abusos e exigem uma resposta coordenada e transparente do Poder Público.
A parlamentar já apresentou inclusive outras proposições sobre essa temática. Relatório que detalha casos de violência foi levado pessoalmente por ela ao Governo Federal.
A deputada enfatiza que a situação atual não apenas compromete a integridade física e cultural das comunidades indígenas, mas viola seus direitos fundamentais à vida, à liberdade e à segurança pessoal, garantidos pela Constituição Brasileira e tratados internacionais.
“O requerimento, que busca informações detalhadas sobre ações implementadas, medidas de segurança, estratégias de prevenção, investigações em andamento e esforços para responsabilizar os autores, é um apelo por direitos humanos, justiça social e compromisso democrático na proteção dos povos indígenas sul-mato-grossenses”, detalhou.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Câmara adota postura cautelosa após STF decretar perda do mandato de Carla Zambelli
Leia Mais
Aliado de Bolsonaro celebra revogação da Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Leia Mais
Concurso do TJMS mantém inscrições abertas até janeiro para cartórios em todo o Estado
Leia Mais
Concurso da Caixa atrai cerca de 78 mil candidatos para vagas de nível superior
Municípios