Campo Grande (MS), Domingo, 11 de Maio de 2025

ALERTA!

Estado registra 14,5 mil tentativas de fraudes financeiras em um mês

Total no País ultrapassou 920 mil ocorrências no mês de agosto, aponta a Serasa

16/11/2023

08:00

CE

EVELYN THAMARIS

©DIVULGAÇÃO

Levantamento realizado pela Serasa Experian revela um total de 14.550 tentativas de fraude durante o mês de agosto deste ano em Mato Grosso do Sul. As investidas criminosas têm como foco bancos e cartões de crédito.

No recorte de ocorrências a cada um milhão de habitantes, Mato Grosso do Sul alcançou a marca de 5.019 pessoas atingidas. Na média nacional, o registro foi de 4.270, sendo os estados mais afetados nas tentativas do mês de agosto: Distrito Federal (7.077), Santa Catarina (5.984), Paraná (5.767), Mato Grosso (5.735) e São Paulo (5.625).

Segundo o Indicador de Tentativas de Fraude, somente na região Centro-Oeste foram 87.943 tentativas, das quais a maioria foi registrada em Goiás, com 30.021; seguido pelo Distrito Federal, 30.021 e Mato Grosso, que totalizou 20.933. O Estado ocupa a lanterninha da região (14.550).

Os dados mostraram ainda que o setor favorito dos criminosos continua sendo o de Bancos e Cartões, representando 52,0% do total, concentrando a maioria das investidas desde o início do ano. Em segundo lugar está Serviços com 27,0%, Financeiras, 16,7%, Varejo, 3,0% e por último Telefonia, 1,3%.

No âmbito nacional, o levantamento destaca o maior número do ano registrado, com 924.017 investidas criminosas, que foram malsucedidas graças às tecnologias de prevenção e autenticação. A frequência mensal foi de uma ocorrência a cada 2,9 segundos, também o menor tempo de 2023 até agora.

 O diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha, avalia que o aumento das tentativas de fraude no Brasil se deve a uma combinação de fatores que incluem o crescimento das atividades online.

“O avanço tecnológico dos criminosos, motivação financeira e falta de conhecimento dos consumidores. À medida que mais transações ocorrem digitalmente, os criminosos exploram oportunidades, tornam-se mais sofisticados e buscam lucro financeiro. Para combater esse aumento, é essencial que pessoas e empresas adotem medidas de autenticação e prevenção a golpes, contando com a tecnologia para identificação dos fraudadores”, elenca Rocha.

As Unidades Federativas (UFs) das regiões Sul e Sudeste foram as que mais concentraram tentativas de fraude em agosto de 2023, conforme o ranking: São Paulo (266.407), Rio de Janeiro (88.732), Minas Gerais (80.670), Paraná (67.801), Rio Grande do Sul (57.678) e Santa Catarina (44.944). A maior variação mensal foi registrada no Rio Grande do Norte, em Alagoas, Sergipe e no Espírito Santo (18,2%).

DICAS

• Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;

• Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;

• Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com vírus para funcionarem sem que o usuário perceba;

• Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;

• Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;

• Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;

• Inclua suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;

• Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de qualquer fraude do Pix.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: