SEBRAE
Entidades fecham parceria para apoiar mais de 200 produtores de pecuária de corte de Mato Grosso do Sul
Sebrae, Governo do Estado, Embrapa, ABPO e Novilho Precoce MS vão realizar ações conjuntas visando melhoramento genético para a bovinocultura de corte
27/09/2023
08:05
NAOM
©DIVULGAÇÃO
Com o objetivo de beneficiar a cadeia da pecuária de corte em Mato Grosso do Sul, nessa segunda-feira (25), um grupo de entidades, entre elas, o Sebrae/MS, assinou um Acordo de Cooperação Técnica para a realização de atividades conjuntas visando o melhoramento genético para a bovinocultura de corte no estado. A partir da parceria, a expectativa é atingir pelo menos 200 produtores rurais em 2024, com a doação de 10 mil doses do banco de sêmen de alta qualidade genética fornecidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
O Acordo foi assinado na sede da Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores de Novilho Precoce (ASPNP), em Campo Grande, pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Sebrae/MS, Embrapa, ASPNP e Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável (ABPO). O Sistema Famasul também esteve presente na solenidade de assinatura e apoia a realização das ações, que têm como foco as propriedades rurais de pequeno porte.
Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, além das micro e pequenas empresas, a instituição também atua em prol do pequeno produtor rural, principalmente com ações em parceria com o Senar MS. Agora, nesta nova parceria, o objetivo é continuar contribuindo com o segmento. “A proposta realmente é essa, a gente está elevando o nível das propriedades, mostrando que é possível fazer o investimento. A ideia é facilitar ainda mais para o produtor, e melhorando a genética”, disse.
“Queremos que o pequeno produtor pense igual ao produtor avançado. E queremos que o pequeno possa ter essa mudança. Mato Grosso do Sul tem várias fontes de recursos do agro, tem o eucalipto, soja, gado. O estado está propício a fazer com que o produtor, o empresário aqui, evolua e tenha uma qualidade de vida através da sua operação”, complementa o presidente da Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores de Novilho Precoce, Rafael Gratão.
O secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico e Sustentável da Semadesc, Rogério Beretta, explica que a ação é fundamental para apoiar os produtores na adoção de tecnologias necessárias. “Isso traz melhoramento genético, estamos buscando precocidade, redução na idade de abate. Então a Embrapa, com esse olhar de trazer a tecnologia, a Secretaria, com o objetivo de fazer o alinhamento institucional e tendo parceiros importantes como as associações e entidades como Famasul e o Sebrae, conseguimos fazer essa grande parceria. O desafio da pecuária está aumentando mais dia a dia: a chegada do eucalipto vem impactar fortemente áreas de pecuária que não tinham tanta adoção de tecnologia e vão ter que adotar agora, então isso é importante nesse momento que passa o agronegócio do MS”, pontua.
Conforme o Acordo, as doses doadas pela Embrapa, de touros de elite, serão utilizadas em propriedades rurais indicadas pelas associações ASPNP e ABPO, com aplicação por meio do Sebrae/MS, que viabilizará serviços de inseminação artificial em tempo fixo (IATF), uma biotecnologia que sincroniza a ovulação das fêmeas bovinas e permite realizar a inseminação.
Cada entidade representativa ficará responsável por mobilizar os produtores associados para conhecimento e participação no projeto. Os participantes na iniciativa vão receber as doses de sêmen gratuitamente e o Sebrae será indicado para a realização dos serviços em IATF, subsidiando 70% da biotecnologia nas propriedades rurais.
Inovação e tecnologia para produtores rurais
Ainda na data, o Sebrae e a Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores de Novilho Precoce firmaram um Termo de Compromisso visando a articulação, execução e implementação de ações de inovação e tecnologia junto aos produtores rurais vinculados à ASPNP, que se enquadrem como micro e pequenas empresas.
Nessa parceria, o Sebrae/MS irá apoiar a realização de eventos técnicos voltados aos produtores associados para disseminação de informações; além do oferecimento das seguintes iniciativas, no campo da inovação e tecnologia, por meio do SebraeTec Agro: ultrassonografia para avaliação de carcaça, planejamento reprodutivo de IATF, avaliação genética e genômica e, por fim, transferência embrionária. O termo irá vigorar até dezembro de 2023.
Para mais informações sobre as ações do Sebrae, os interessados podem entrar em contato pela Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Municípios