ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Projeto de Lei do deputado Pedro Kemp estabelece multa às empresas que deixarem fios em desuso na rede de energia
20/06/2023
14:00
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
O deputado estadual Pedro Kemp (PT-MS) apresentou hoje (20) o Projeto de Lei 183/2023, que estabelece como risco ao meio ambiente a presença de fios sem utilização em postes de sustentação da rede de energia elétrica, em Mato Grosso do Sul e estabelece multa às empresas que deixarem a fiação em desuso na rede. A proposta atende reivindicação já que em quase todas as cidades há o relato de acidentes. "Ciclistas, motociclistas e pedestres, que são surpreendidos por fios rompidos que não são retirados pelas empresas são as vítimas. O problema precisa ser tratado com status de risco ambiental por ser uma forma de poluição do meio ambiente e conta com uma legislação adequada que possibilite a fiscalização e a requisição das medidas de urgência que o caso requer, para resguardar e proteger o meio ambiente em nosso Estado”, justificou o parlamentar.
De acordo com a proposta, fiações que se rompam ou que desprendam dos postes devem ser retiradas, sob risco de penalização à empresa concessionária ou permissionária e multa de 100 Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul (Uferms) para cada notificação não atendida em até 30 dias.
A matéria, que segue agora para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR)considera poluição e risco ao meio ambiente a presença de fios desencapados, soltos, rompidos, em desuso e acumulados nas vias públicas e nas áreas rurais, devendo ser feita a remoção destes fios em desuso pelas empresas concessionária ou permissionária da energia elétrica, e pelas empresas de telefonia e energia elétrica, pois os fios em desuso, poluem o meio ambiente e ainda colocam em risco a segurança dos pedestres, motociclistas e ciclistas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
PF pode suspender emissão de passaportes por falta de verba; Ministério da Justiça tenta evitar interrupção
Leia Mais
Funsat projeta novembro com novas turmas do Mulheres Mil e cursos do Qualifica
Leia Mais
Em noite de festa, UBE-MS celebra a poesia e premia vencedores da 37ª Noite da Poesia
Leia Mais
Ação contra Bolsonaro e sete réus entra na fase de recursos: entenda próximos passos até a execução das penas
Municípios