Campo Grande (MS), Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

DAKILA PESQUISAS

Ecossistema Dakila e Universidade de Abu Dhabi firmam acordo de cooperação tecnológica

Memorando de Entendimento estabelece o desenvolvimento dos primeiros dispositivos elétricos com tecnologia quântica no mundo.

01/06/2023

12:05

ASSECOM

©DIVULGAÇÃO

O Ecossistema Dakila, através da Associação Dakila Pesquisas, e a Universidade de Abu Dhabi firmaram um acordo de cooperação tecnológica e de desenvolvimento de pesquisas científicas. O Memorando de Entendimento foi assinado, no dia 23 de maio, na sede da Universidade de Abu Dhabi, pelo CFO do Ecossistema Dakila, Alan Oliveira, e o Chanceler da Universidade de Abu Dhabi, Professor Ghassan Aouad. Uma placa simbolizando a parceria também foi entregue ao representante da Dakila.

A solenidade contou com a presença do Presidente e fundador da Universidade de Abu Dhabi, Dr. Ali Saeed Bin Harmal Al Aldhaheri, o qual parabenizou e desejou sucesso a Alan Oliveira. O evento foi transmitido, ao vivo, pelo canal do YouTube da Dakila.

O acordo prevê a criação de um Laboratório de Pesquisa de Supercondutividade Avançada, que terá como objetivo o desenvolvimento de tecnologias de ponta relacionadas a materiais supercondutores em temperatura ambiente e suas aplicações industriais. O laboratório será liderado pelo Professor Montasir Qasymeh, do Departamento de Engenharia da Universidade de Abu Dhabi, em colaboração com especialistas brasileiros.

“Este acordo significa o lançamento da primeira rodada de pesquisas e desenvolvimento de dispositivos elétricos com tecnologia quântica no mundo. É um grande passo para o Brasil, que através da Dakila Pesquisas, passa a fazer parte de um projeto global de desenvolvimento de tecnologias inovadoras”, afirmou Alan Oliveira.

Segundo ele, serão desenvolvidas tecnologistas quânticas inovadoras com dispositivos de capacitação e autossuficiência elétrica sem perda de energia, novos dispositivos para a saúde, entre outras áreas. “Começaremos com dispositivos para painéis solares que têm supercondutividade, por meio da Argila Kimberlito do Brasil, localizada no Mato Grosso do Sul, de propriedade do Ecossistema Dakila”, esclareceu o CFO.

O interesse da Universidade de Abu Dhabi em firmar este acordo surgiu após a atuação do Ecossistema Dakila na Cúpula de Inovação Tecnológica, realizada em Dubai, no último mês de abril. Durante o evento, os profissionais da Dakila apresentaram algumas tecnologias quânticas.

Em breve, novidades serão apresentadas. Já estão prontos os estudos dos primeiros protótipos desenvolvidos com dispositivos quânticos e supercondutores em parceria entre Dakila e a Universidade de Abu Dhabi.

Empresas e universidades brasileiras poderão participar das pesquisas. “Queremos fazer um ecossistema de empresas que tenham boas intenções. A premissa da assinatura do nosso acordo é que as tecnologias sejam acessíveis a toda a humanidade”, disse Alan Oliveira.

As organizações interessadas podem entrar em contato com o Centro de Inovação, Ciência e Tecnologia da Dakila Pesquisas pelo e-mail: [email protected]

Ecossistema Dakila

O Ecossistema Dakila é um conglomerado de 19 empresas brasileiras de diversos segmentos. Entre elas, a Associação Dakila Pesquisas, que tem por finalidade promover o desenvolvimento econômico e social, visando o combate à pobreza e a miséria; realizar estudos e pesquisas, produzindo e divulgando conhecimentos técnicos e científicos, além de desenvolver tecnologias alternativas, entre outras ações.

Com matriz em São Paulo (SP) e sede em Corguinho (MS), a Dakila também possui núcleos de pesquisas em nove capitais brasileiras (Campo Grande, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Natal, Fortaleza, Brasília e Salvador), além de grandes cidades. No exterior, está presente nos Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Bolívia, Paraguai, Argentina, Espanha, Chile, França, Japão e Alemanha.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: