ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Segurança Pública: João Mattogrosso e Coronel David reivindicam série de medidas à SEJUSP
Jornada Extraordinária aos Policiais Militares, ampliação de vagas de concurso de Oficiais dos Bombeiros e PM e realização de concurso para Investigador da Polícia Civil estão entre as solicitações
11/04/2023
13:50
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Em busca do fortalecimento da segurança pública em Mato Grosso do Sul, os deputados João Mattogrosso (PSDB) e Coronel David (PL) apresentaram uma série de reivindicações à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), na Sessão Ordinária desta terça-feira (11). Os pedidos contemplam estudos para instituir a Jornada Extraordinária aos Policiais Militares e ampliação de vagas dos concursos para Especialistas do Corpo de Bombeiros e PM, além da realização de concurso para Agente de Polícia Judiciária (Investigador) da Polícia Civil.
Para atender a demanda ainda reprimida em muitos municípios, os deputados indicaram o aumento das vagas para os concursos de Oficiais Especialistas do Corpo de Bombeiros, de 2018, e soldados da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. A justificativa é a defasagem no quadro dessas categorias e esta medida possibilitará melhor atendimento às demandas, bem como o controle ostensivo e preventivo de segurança pública.
Outra reivindicação apresentada é para instituir a Jornada Extraordinária aos Policiais Militares, a fim de possibilitar que esses profissionais possam prestar serviços, de forma remunerada, no período em que estiver de folga, ampliando o policiamento ostensivo na Capital e nas cidades do interior. A indicação tem o objetivo de ampliar o policiamento e valorizar os militares, que receberão valores extras pelo trabalho realizado em caráter extraordinário e conforme conveniência e necessidade da administração pública.
Os parlamentares também solicitam a realização de um novo concurso público para o provimento do cargo de Agente de Polícia Judiciária no quadro de pessoal da Sejusp. No cenário atual, conforme análise realizada, há um déficit de Investigadores da Polícia Civil, sendo que o preenchimento dessas vagas irá contribuir para apuração e elucidação célere de delitos praticados no Estado.
“Segurança pública é uma pauta diretamente ligada à qualidade de vida da população, por isso estamos atentos e trabalhando em parceria com o Governo do Estado para buscar soluções para os gargalos e promover uma atenção cada vez mais reforçada, tanto na Capital, quanto no interior. Seguiremos acompanhando o andamento desses estudos”, destaca o autor das indicações, deputado João Mattogrosso.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Auxílio-doença: Conheça os requisitos para ter direito ao benefício
Leia Mais
Sebrae lança inscrições para o Brasil Mais Produtivo em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Chapadão do Sul homenageia farmacêuticos da rede pública de saúde
Leia Mais
Barron Trump se destaca na cerimônia de posse ao lado dos pais
Municípios