Campo Grande (MS), Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

CAMAPUÃ

Programa Cidade Empreendedora promove fomento à agricultura familiar e fortalecimento do comércio

Iniciativa do Sebrae/MS e Prefeitura Municipal finaliza com contribuições no aumento da formalização de empreendedores e capacitação de pequenos produtores

02/02/2023

11:05

©DIVULGAÇÃO

Fortalecimento do comércio local, melhorias na agricultura familiar e fomento à educação empreendedora. Essas foram algumas das vertentes trabalhadas pelo programa Cidade Empreendedora em Camapuã, executado ao longo dos últimos 21 meses em uma parceria entre Sebrae e Prefeitura Municipal. A iniciativa foi encerrada oficialmente na noite dessa quarta-feira (1º), em uma solenidade na Câmara Municipal, com a entrega de um relatório com os resultados do trabalho desenvolvido no município ao prefeito, Manoel Nery.

Na mesma data, o prefeito também renovou a parceria com o Sebrae/MS para a continuidade do trabalho por meio do programa Cidade Empreendedora. Neste novo ciclo, o município irá receber um pacote diferente de soluções que possuem o propósito de promover a competitividade de Camapuã e dinamizar a economia local. Segundo Nery, a nova adesão veio, principalmente, pelos resultados alcançados por meio do trabalho já realizado.

Para o líder do executivo, o trabalho desempenhado em conjunto permitiu que a administração municipal fosse mais assertiva, focando nas potencialidades de Camapuã. “Quando aderimos ao Cidade Empreendedora, o Sebrae fez um diagnóstico do nosso município e, a partir daí, com esse raio X em mãos, é que construímos um plano para o desenvolvimento com base nas vocações do nosso município. Conseguimos enxergar as carências da cidade, como a necessidade de mão de obra qualificada, por exemplo, e junto com o Sebrae, promovemos ações que alcançaram muitas pessoas com capacitações. Hoje temos vários testemunhos de vidas que foram transformadas após o programa e conseguimos melhorar significativamente a nossa cidade”, destacou o prefeito.

Camapuã aderiu ao programa Cidade Empreendedora em março de 2021 e foi acompanhado pelo Sebrae até dezembro do ano passado. Nesse período, 40 ações foram realizadas em eixos estratégicos com base na necessidade do município. O principal deles que norteou o trabalho foi “Cidade Agro” focado no potencial produtivo da cidade com a proposta de estimular o pequeno produtor e criar incentivos para impulsionar a economia agrícola local. Algumas das iniciativas que tiveram esse propósito foram estruturadas a partir da construção do Plano de Desenvolvimento Econômico elaborado em conjunto com as lideranças locais.

De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o comprometimento do poder público e da sociedade civil organizada foi fundamental para repercussão positiva do programa. “O Cidade Empreendedora disponibiliza várias ferramentas que possibilitam melhorar a cidade em muitos aspectos, mas o engajamento da Prefeitura Municipal, dos empreendedores locais, e dos parceiros como Associação Comercial e do Sindicato Rural, fez toda a diferença para obter bons resultados. Foram várias ações que possibilitaram capacitar a gestão municipal, além de apoiar a agricultura familiar e o pequeno negócio promovendo a geração de emprego e renda e o desenvolvimento de Camapuã”, destacou Mendonça.

Fortalecimento do empreendedorismo

O Sebrae atuou em Camapuã melhorando o ambiente de negócios para quem quer empreender e dando suporte tanto para o pequeno empresário quanto para os produtores da agricultura familiar. Neste sentido, foram realizados mais de 3.400 atendimentos, com a proposta de dar apoio aos empreendedores e interessados em ter o próprio negócio. Deste número, foram alcançadas cerca de 500 empresas distintas localizadas na cidade.

Um dos empresários atendidos foi Adriano Nogueira França, proprietário da Estância Encantada. Com o apoio do Sebrae, a propriedade adquirida, no início, apenas para uso pessoal, se transformou em um espaço para festas e eventos, além disso, o empreendedor passou a explorar as potencialidades turísticas da região pelo fato de o sítio estar localizado na Rota das Mansões – caminho corriqueiro que era percorrido pelos bandeirantes em busca de ouro, entre os séculos XVIII e XIX. Nesse contexto, o local foi palco para a primeira edição do “Café Sertanejo”, evento realizado pelo Cidade Empreendedora, que reuniu mais de 60 motociclistas de todo o estado para que pudessem contemplar as belezas naturais.

O evento foi despertou no empreendedor o desejo de melhorar o negócio e torná-lo mais atrativos para os turistas, foi quando Adriano apostou em consultorias para melhorar, principalmente, a estrutura gastronômica. “O Cidade Empreendedora é excelente e as ações trazidas para nós foram muito positivas e vieram para estimular os empreendedores a buscarem mais conhecimento. Eu participei de diversas palestras, workshops e consultorias que fizeram toda a diferença para o meu negócio”, declarou o empresário.

Juntamente às orientações, o Sebrae promoveu capacitações para levar conhecimento aos empreendedores locais e possibilitar o crescimento das empresas. O destaque foi a realização do Dia da Oportunidade, um grande evento gratuito ocorrido em março deste ano, que ofereceu palestras e oficinas, além de Sessão de Negócios entre os empresários locais e a promoção de uma feira onde os microempreendedores individuais (MEI) e produtores puderam expor os produtos para a população.

Outra ação destaque foi possibilitada pela parceria com o Sistema Fiems, quando o Sebrae/MS também levou para o município unidades móveis de capacitação. Por meio de carretas equipadas com maquinários de ponta, foram oferecidos cursos nas áreas de Transformação Digital, Informática, Automotiva, Solda, Marcenaria, Panificação e Costura.

Paralelamente às capacitações, a Sala do Empreendedor [NTM1] do município recebeu uma nova proposta de comunicação visual, melhorando a sinalização e tornando o ambiente mais acolhedor para o empresário. Além disso, Camapuã também implantou a Lei n° 2221, de 24 setembro 2021, que prevê a realização da Semana do Empreendedor de 16 a 19 de novembro como um estímulo ao empreendedorismo local.

Com o apoio do Sebrae/MS, outro avanço importante foi conquistado na área de Desburocratização, com a adesão do município à RedeSim. A mudança possibilita que o empresário possa fazer a abertura, o fechamento ou a alteração de uma empresa de forma on-line, sem ter que se deslocar até à Prefeitura Municipal e sem a exigência de apresentar documentos impressos, já que a RedeSim concentra em uma só plataforma dados dos órgãos estaduais e municipais, permitindo que o empreendedor tenha um cadastro único na Junta Comercial de Mato Grosso do Sul.

O resultado do suporte oferecido ao comércio local pode ser observado pelos dados emitidos pela Receita Federal. O número de fechamento de empresas durante a execução do programa, por exemplo, reduziu 64% se comparado com o mesmo período anterior ao Cidade Empreendedora. Além disso, também houve um crescimento de 11% no número de empresas ativas no município e aumento de 27% na formalização de microempreendedores individuais.

Segundo o secretário municipal de Agronegócio, Meio Ambiente e Empreendedorismo, Antonio Giovani Diniz da Rocha, o aumento das formalizações foi um reflexo direto da qualificação dos empreendedores. “De início, houve uma grande divulgação para que as pessoas saíssem da informalidade se se tornassem MEIs. Em Camapuã, tínhamos poucos microempreendedores individuais e, esse trabalho, nos trouxe um aumento significativo, pois vieram os treinamentos, a população aderiu e, principalmente, ganhou aprendizado. Isso só traz desenvolvimento para a nossa cidade”, avaliou o secretário.

Fomento à agricultura familiar e melhoria das compras públicas

Os pequenos negócios do campo também foram o público-alvo do programa Cidade Empreendedora em Camapuã. “Como somos uma cidade voltada para o agronegócio, um setor que foi bastante trabalhado aqui foi a agricultura familiar. Isso gerou um ambiente de oportunidades para o segmento dentro do município”, destacou o prefeito.

Uma das iniciativas realizadas com o propósito de fortalecer esse público, por exemplo, foi o 1º Desafio Estadual das Merendeiras que teve a proposta de incentivar o município a adquirir produtos da agricultura familiar e valorizar o trabalho desenvolvido pelas profissionais nas escolas. Camapuã aderiu à competição e 17 merendeiras participaram da etapa municipal, com o desenvolvimento de receitas com ingredientes produzidos por produtores locais.

Para levar conhecimento aos produtores da agricultura familiar, também foi oferecida uma consultoria especializada voltada para o aumento da qualidade dos produtos oferecidos e organização do planejamento de produção de acordo com a necessidade do mercado, para que pudessem conquistar mais fornecedores. Um dos potenciais compradores apresentados foi a própria administração municipal que pode adquirir produtos desse público via Programa Alimenta Brasil (PAB) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Mais do que capacitar o produtor rural para que ele estivesse apto para vender para a prefeitura, o município recebeu suporte e conseguiu tornar o processo de Compras Públicas mais célere e eficiente, além de adotar estratégias para aumentar o volume de produtos adquiridos dos comerciantes locais. Com esse trabalho, a Prefeitura Municipal investiu, em 2021 e 2022, no total, R$ 3,7 milhões em empresas locais licitadas para o fornecimento de produtos e prestação de serviços. Um passo importante para promover o ciclo virtuoso da economia e o aumento da geração de renda na cidade.

Promoção do empreendedorismo nas escolas

Por meio do programa Cidade Empreendedora, pela primeira vez, os estudantes da Rede Municipal de Ensino tiveram oportunidade de aprender sobre empreendedorismo em sala de aula. O Sebrae/MS capacitou 142 professores em soluções de educação empreendedora e, ao todo, cerca de mil alunos de cinco escolas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental foram contemplados com a metodologia do Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).

Através do JEPP, o tema empreendedorismo é trabalhado com os estudantes de acordo com a faixa etária, por exemplo, com a turma do 1º ano o tema proposto para a ideia de negócios foi o “Mundo das ervas aromáticas”, quando os alunos são estimulados a cultivar hábitos mais saudáveis e, além disso, desenvolveram produtos a partir dessa matéria prima, como sachês perfumados. A Feirinha do JEPP é o último passo da metodologia, quando os estudantes de todos os anos envolvidos apresentam os produtos desenvolvidos à comunidade.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: