Campo Grande (MS), Sábado, 18 de Janeiro de 2025

POLICIAL

Recém-nascido é encontrado em caixa de papelão no Aero Rancho

Bombeiros acredita que menino tenha nascido entre a noite de terça-feira e a manhã desta quarta

01/02/2023

16:20

CAMPOGRANDENEWS

Ana Paula Chuva e Ana Beatriz Rodrigues

©DIVULGAÇÃO

Recém-nascido foi encontrado abandonado dentro de uma caixa de papelão na esquina das ruas Congonhas do Campo e Areia Branca, no Bairro Aero Rancho, em Campo Grande, na tarde desta quarta-feira (1°). Equipe do Corpo de Bombeiros foi chamada e acredita que o menino tenha nascido há aproximadamente 24 horas.

O bebê estava dentro da caixa com um pedaço de pano por baixo na calçada aos fundos de um galpão, que fica de frente a um terreno baldio. Ele foi encontrado por um homem que passava pelo local, ouviu o barulho de choro e pediu ajuda a um rapaz que acionou o socorro.

Segundo o rapaz, identificado como Nicolas Vilarim Fortunato Pereira, ele levou um susto ao ver o bebê chorando dentro da caixa que estava aberta. “O senhor pensou que era filhote de cachorro e me chamou umas quatro vezes para ajudar. Quando encostei vi o bebê e assustei. Ele chorava muito, aí chamei a polícia e os bombeiros”, afirmou o rapaz.

Ao redor da caixa também foram encontradas marcas de sangue e o cordão umbilical da criança estava ainda grande. O bebê foi levado para o Hospital Regional e equipe da DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) foi acionada. O caso será registrado como abandono de incapaz.

Recém-nascido ainda dentro da caixa deixada na calçada nos fundos do galpão. (Foto: Divulgação | Corpo de Bombeiros)
Entregar filho para adoção não é crime - Garantido por lei, abrir mão do filho também é direito da mãe que não quer ou não pode cumprir seu papel. Em 2017, a Lei 13.509/2017, chamada de “Lei da Adoção”, trouxe alterações ao Estatuto da Criança e do Adolescente e incluiu a chamada “entrega voluntária”, por meio da qual a mãe ou gestante faz a entrega do filho ou recém-nascido para adoção por meio de um procedimento acompanhado pela Justiça.

Sancionada em novembro do ano passado, existe também uma lei estadual que obriga a divulgação de informações afixadas em lugar visível sobre como entregar um filho para adoção em todas as unidades de saúde e hospitais. No Tribunal de Justiça do Estado, desde 2011 a Vara da Infância e Juventude tem o projeto "Dar a luz" que acolhe gestantes que desejam entregar seus bebês para adoção com escuta psicológica e de assistência social, além de todo apoio legal para a entrega.

Interessados em conhecer um pouco mais sobre o projeto podem procurar a Vara da Infância, Juventude e do Idoso de Campo Grande, no Fórum. O telefone é o: 3317-3548 e o endereço é Rua da Paz, 14 - Térreo, Bloco 02.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: