Campo Grande (MS), Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

AMPLA VISÃO

As articulações ganham força nos bastidores

17/11/2022

20:00

MANOEL AFONSO

REPRISE: Muitas opiniões na mídia sobre a fase preparatória do presidente eleito Lula. Nomeações, arroubos de soberbas, promessas, fofocas e puxa-saquismo compõem o cenário de expectativas pelo ‘Salvador da Pátria. Para definir o quadro (já visto),  tomo emprestado o título do filme de guerra na Netflix -   favorito a Oscar: “Nada de Novo no Front”.

DE LEVE!  Os pobres são prioridade, mas Lula precisa ir devagar com o andor. Afinal a grana pública não é infinita. Para cumprir as promessas de campanha assumiremos riscos que podem comprometer as finanças do país no futuro. ‘Licença para gastar’ lembra um cheque em branco que – mais uma vez – será pago pela sofrida classe média.

DUAS MANCADAS: Primeiro Lula fica na casa do dono da empresa de ônibus que serve a prefeitura do PT em Salvador. Depois vai ao Egito de carona no avião do Junior, dono da ‘QSaúde’ que faz negócios com a Agência Nacional de Saúde. Em 2020 Junior confessou crimes de corrução no acordo de delação premiada com a PGR no valor de R$260 milhões. Implicância nossa?

LIA NOGUEIRA: Agradável o café amigo com a deputada eleita. Dos 7 vereadores douradenses candidatos ela foi a única vitoriosa com 15.155 votos. Planeja conciliar as atividades jornalísticas com o mandato parlamentar. Otimista, sem salto alto, está ciente  dos desafios a partir de 2023. Cá entre nós: sua vitória não foi obra do acaso.

INFORME: A Academia Militar de Agulhas Negras é uma instituição militar de ensino superior de formação de militares desde 1810. Após 4 anos de curso os alunos obtém o título de Oficial e o diploma de Bacharel em Ciências Militares. Concorrido o seletivo:  em 2021 - 37.500 mil candidatos para 440 vagas – 400 para homens e 40 às mulheres - 85 pretendentes por uma vaga.

1-PAULISTAS: Tarcísio de Freitas (PL) acabou com o ciclo histórico de derrotas de candidatos da direita ao Governo de São Paulo nas eleições diretas.  Em 1982 Montoro (MDB) venceu Reynaldo de Barros (PDS), seguido por Jânio Quadros (PTB). Em 1986 Antônio E. de Moraes (PTB) perdeu para Orestes Quércia (PMDB) no 2º turno. Paulo Maluf (PDS) foi o terceiro.

2-PAULISTAS: Em 1990 Luiz A. Fleury (PMDB) – apoiado por Quércia - derrotou Maluf. Em 1994 Mario Covas (PSDB) venceu Francisco Rossi (PDT) no 2º turno. Em 1998 Covas se reelegeu ao vencer Maluf. Em 2002 Maluf ficou em 3º lugar com Alckmin (PSDB) vencendo José Genoíno (PT) no 2º turno.

3-PAULISTAS: Em 2006 a direita não teve candidato próprio e o vencedor foi José Serra (PSDB) ainda no 1º turno. Aloizio Mercadante (PT) ficou em 2º lugar. Em 2010 Russomano foi o candidato da direita e perdeu para Alckmin. Mercadante ficou em segundo. Em 2014 houve a reeleição de Alckmin ao vencer Skaf (MDB) com o apoio do PP (da direita). Finalmente em 2018 Marcio França (PSB) perdeu para Dória que abraçava o liberalismo sem o carimbo da direita.

‘CAIPIRA’: O ex-governador Fleury Filho, falecido no dia 15, teve raízes no nosso interior paulista. Nascido em São José do Rio Preto, morou em Nova Aliança onde seu pai foi prefeito e tinha máquina de beneficiar café, a exemplo de Fernandópolis, Jales e Estrela, do Oeste. Passou pela Polícia Militar e Ministério Público Estadual. Uma foto histórica do América Futebol Clube de Rio Preto mostra o garoto Fleury como mascote.

‘PÉS NO CHÃO: O deputado Contar avalia como bom seu desempenho nas eleições – apesar da fraca estrutura partidária (PRTB) e da falta de apoio de vereadores e prefeitos.  Akira (Bataguassu) foi o único a apoiá-lo. Ciente da perda de visibilidade ao ficar sem mandato, acompanhará a dinâmica da política para decidir sobre a participação ou não no pleito de capital em 2024.

1-BASTIDORES: De tudo um pouco: Crescem as apostas para a presidente e 1ª. Secretario da Alems - onde veteranos e os demais se articulam; quais deputados vão virar secretários de governo para que suplentes sejam aproveitados? Quais os secretários que continuarão na gestão Riedel? Quem teria maiores chances de chefiar a Casa Civil – o deputado Beto Pereira (PSDB) é bem citado.

2-BASTIDORES: Eventual indicação do deputado federal Beto Pereira ( PSDB) para a Casa Civil dar-lhe-ia visibilidade e musculatura para disputar a prefeitura de Campo Grande. Neste pleito obteve 97.872 votos contra 80.500 em 2018. Na capital ele chegou aos 16.444 votos. Sua capacidade de agregar é excelente. Uma espécie de ‘formiga atômica’.

3-BASTIDORES: Percorri os corredores do parlamento à cata de informações. Para a mesma fala-se em Zé Teixeira, Paulo Corrêa, Gerson Claro, Lídio Lopes e Londres Machado. Pesam: a articulação da Governadoria que tem interesse na escolha, a questão partidária e o bom trânsito do parlamentar entre os colegas atuais e os que irão assumir o mandato.

NO SANGUE: Singular o perfil do prefeito Edilson Magro de Coxim. Seu pai foi vereador, vice-prefeito e prefeito por 8 anos de Narandiba (SP); sua mãe foi vice prefeita; o irmão também foi prefeito da mesma cidade. Cidadão prestante, participa de várias entidades, foi vice-prefeito de Coxim. Sobre o apoio a Riedel, destacou: “ além do perfil dele pesaram também os projetos que o Estado concretiza no município.”

CAMPEÃO: Embora não reeleito, o deputado Marçal Filho foi o candidato mais votado em Dourados com 16.151 votos (13,27%). Em seguida vieram: Geraldo Resende com 15.283 votos; Elias Ishy – 13.943 votos; Lia Nogueira – 12.883 votos; Rodolfo Nogueira – 12.635 votos; Marcos Pollon – 9.720 votos; Zé Teixeira – 8.176 votos.  

NO TOPO: Em 2020, a economia encolheu em 24 estados. Com + 0,25% o MS foi o que mais cresceu, seguido por Roraima (+0,12%) e Mato Grosso (+0,01%). São Paulo perdeu -3,46%, Minas Gerais -2,99%, Santa Catarina -2,86% e Paraná -2,03%. Chegamos ao 5º lugar na renda per capita entre os 27 estados. Tudo isso graças ao “Programa de Saúde e Segurança na Economia (Prosseguir).

FOLCLÓRE DA POLÍTICA:   Jânio Quadros – carismático para alguns e pernóstico para outros. Certa feita estava sendo entrevistado por um repórter que o chamou de ‘você’. Jânio fez a correção na hora pedindo para ser tratado de ‘senhor’, porque – segundo ele – a intimidade produziria duas coisas: ‘dívidas e filhos’. Ao seu estilo impetuoso arrematou: ‘filhos, eu já os tenho, e dívidas, eu não as quero ter’...

PONTO FINAL: “Sem muitas jabuticabas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com os triunfos, não se considera eleita para a “última hora”; não foge de sua mortalidade, defende a dignidade dos marginalizados, e deseja andar humildemente com Deus. Caminhar perto dessas pessoas nunca será perda de tempo. ” (Rolando Boldrin)

PÍLULAS DIGITAIS:

Se correr o ministro pega, se ficar o ministro come.

Black Friday: ‘aproveite’ pagando a metade do dobro do preço real.

Se você não gosta nem de esquerda e nem da direita, vem para Campo Grande...aqui ninguém dá seta.

Graças a seleção, todo mundo vira brasileiro. É a única vez que me sinto uma nação. (Nélson Rodrigues)

Lula, se quiser fazer justiça a quem o ajudou na eleição, deveria convidar Guedes, Zambelli e Jefferson para fazerem parte do seu ministério. (Eduardo Cunha)

 

 

 

 

 

 

 

 

.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: