DOURADOS
Incentivadas pela Prefeitura, micro e pequenas empresas correspondem a quase 90% dos negócios da cidade
Setor é um dos mais importantes na geração de emprego e renda das famílias douradenses
05/10/2022
13:35
ASSECOM
Nesta quarta-feira, 5 de outubro, é celebrado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, comemoração associada à data da criação do estatuto do setor, em 1999. De acordo com a Receita Federal, das 28.332 empresas ativas no município, 25.398 correspondem a pequenos negócios entre microempreendedores individuais e microempresas, representatividade 89,4%.
O prefeito Alan Guedes destaca a importância do setor para o movimento econômico do município. “As pequenas empresas representam grande parte dos postos de trabalho direto em nossa cidade. É de fundamental importância e temos olhado para esse setor com carinho e pretendemos fomentar ainda mais com políticas públicas para consolidar a geração de emprego e renda para as famílias de Dourados”.
Uma das ações promovidas pela Prefeitura de Dourados e para incentivar as micro e pequenas empresas em parceria com Sebrae é o programa Cidade empreendedora que capacita empreendedores e busca melhorias para o setor. Outra ação é a participação na Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios), que visa promover de forma simultânea, o registro na Junta Comercial, a emissão do Alvará de Localização e Funcionamento e a inscrição cadastral de nos âmbitos federal, estadual e municipal.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cleriston Recalcatti, explica que o processo contribui na desburocratização dos serviços, acelerando o processo de abertura de empresas em Dourados.
“O grande objetivo é proporcionar um tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas de Dourados. O município de tem um prazo médio de cinco dias para abertura de uma microempresa, com atividade considerada de baixo impacto. Desta forma, contribuímos para a geração de novos postos de trabalho, consequentemente promovemos o desenvolvimento econômico do município”.
A representatividade das micro e pequenas empresas em Dourados se reflete também por todo o Brasil, em 99% dos negócios ativos são desse setor, segundo o diretor de operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro. “Os pequenos negócios têm uma dinâmica muito própria, e a economia sul-mato-grossense está alicerçada neles. No mês de agosto, das 4.439 vagas de emprego no estado, 3.044 foram geradas pelas microempresas e pequenos negócios. Na medida que temos uma retomada da economia vemos a recomposição de empregos no setor, isso mostra que os pequenos negócios são a sustentação da nossa economia”.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Morre José Mujica aos 89 anos: ex-presidente do Uruguai foi símbolo da esquerda, da simplicidade e da resistência
Leia Mais
Caravina cobra explicações sobre atraso no concurso da Polícia Civil de MS
Leia Mais
Janja causa constrangimento em reunião com Xi Jinping ao criticar TikTok durante missão oficial à China
Leia Mais
Proposta de mudança no regimento gera embate entre Landmark e presidente da CPI do Transporte em Campo Grande
Municípios