SONORA
Município recebe nota A nos três indicadores da Capag e desponta como um dos municípios mais bem administrados de Mato Grosso do Sul
O município está tão bem na praça que tem crédito para contratar empréstimos nacionais e até mesmo internacionais, com aval da União
11/07/2022
10:00
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
O município de Sonora/MS, na região norte de Mato Grosso do Sul, mais uma vez desponta como destaque na Administração Municipal. A cidade do Balneário Pôr do Sol recebeu nota A em todos os indicadores no Capacidade de Pagamento (CAPAG), do Tesouro Transparente.
Sonora tem o melhor desempenho com os três itens regulares. Além de nota “A” em capacidade de pagamento, compromete somente 73,25% das receitas e gasta 35,29% com pessoal.
Enquanto a cidade tem reserva de caixa (poupança) de 26,75% das receitas para investir, percentual bem acima da exigência do Tesouro, de pelo menos 5% de sobra, a Capital Campo Grande sobrevive com 2,25%, menos da metade do mínimo exigido.
O limite com funcionalismo também está controlado na pequena, mas responsável Sonora, ao mesmo tempo em que a cidade pode contratar empréstimos nacionais e internacionais com aval da União, por exemplo.
“A conquista se dá pelo compromisso fiscal, transparência e assertividade da Administração com as contas públicas”, afirma Enelto Ramos da Silva, prefeito de Sonora/MS.
Fazendo uma rápida analogia, a Capag é como o SPC dos municípios e estados. A análise da capacidade de pagamento apura a situação fiscal dos municípios e estados que querem contrair novos empréstimos com garantia da União. O intuito da Capag é apresentar de forma simples e transparente se um novo endividamento representa risco de crédito para o Tesouro Nacional.
A metodologia do cálculo é composta por três indicadores: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez. Logo, avaliando o grau de solvência, a relação entre receitas e despesas correntes e a situação de caixa, faz-se diagnóstico da saúde fiscal do Estado ou Município.
A atual gestão sempre priorizou o pagamento das contas em dia e a transparência com o dinheiro público. “Estamos no azul, com a casa em dia em ordem e isso é o resultado do trabalho da nossa Gerência de Administração e Finanças, dirigida pela Lucilene de Souza Leite e todos os demais colaboradores que trabalham diariamente com responsabilidade e compromisso pelo nosso município”, pontuou o gestor.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Triunfo nas eleições internas: TSE unificado preenche vagas em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Revitalização urbana em Anaurilândia: R$ 2,7 milhões transformam ruas e melhoram o cotidiano
Leia Mais
Prefeitura de Bataguassu intensifica ações contra terrenos baldios e irregularidades
Leia Mais
Alems inicia trabalhos de 2025 com posse da Mesa Diretora dia 3 de fevereiro
Municípios