Campo Grande (MS), Sábado, 20 de Abril de 2024

POLÍTICA

Senador Nelsinho Trad é eleito relator de comissão para apurar criminalidade na Amazônia 

20/06/2022

15:00

ASSECOM

©DIVULGAÇÃO

A Comissão Temporária Externa Norte do Senado Federal, criada para acompanhar as investigações das mortes do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira, foi instalada nesta manhã e definiu o Plano de Trabalho. 

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) foi eleito, por aclamação, para ser o relator. Os parlamentares também escolheram Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Fabiano Contarato (PT-ES) para presidência e vice-presidência. 

De acordo com o senador Nelsinho Trad, a comissão tem ainda, por objetivo, apurar as causas do aumento da criminalidade e de atentados contra povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e jornalistas na Amazônia. "Com vistas a garantir uma melhor atuação do poder público na região, fiscalizar as providências adotadas diante dos crimes recentes, apoiando a investigação  e a sua possível relação com o esquema de pesca ilegal e narcotráfico", explicou.

O parlamentar também cobrou agilidade para o início das oitivas no Senado Federal. Ficou definido que a comissão vai ouvir as lideranças indígenas da Univaja (União dos Povos Indígenas do Vale do Javari), o ministro da Justiça e o diretor da Polícia Federal já na próxima quarta-feira (22).  

“Enquanto presidente do Parlamaz (Parlamento Amazônico), trago as demandas dos parlamentares de oito países amazônicos que cobram esclarecimentos, assim como toda a sociedade. Queremos respostas," afirmou o senador Nelsinho Trad.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: