Campo Grande (MS), Terça-feira, 23 de Abril de 2024

SEBRAE

Em Nova Alvorada do Sul, Dia da Oportunidade reúne empreendedores e produtores da agricultura familiar

Evento gratuito é realizado no município pelo Sebrae, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura Municipal

11/06/2022

10:00

ASSECOM

©DIVULGAÇÃO

Neste sábado (11), é realizado em Nova Alvorada do Sul, o Dia da Oportunidade. Promovido pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal, o evento traz uma ampla programação para o público composta por palestras, mostra de inovação e sessão de negócios.

Em uma solenidade realizada no início da manhã, a abertura do Dia da Oportunidade reuniu representantes do Sebrae/MS, Prefeitura Municipal e lideranças locais. Na data, o prefeito de Nova Alvorada do Sul, José Paulo Paleari, destacou a importância da iniciativa para o município e, principalmente, para impulsionar o comércio local e a agricultura familiar.

“Hoje é o dia da coroação de todo um trabalho que a gente vem fazendo em parceria com o Sebrae por meio do Cidade Empreendedora e é um dia de oportunidades. Pequenos e médios empreendedores e produtores rurais estão expondo os seus produtos, além disso também temos várias capacitações, onde poderemos mostrar para a população o potencial comercial e produtivo do município. É uma ação que vem para alavancar o desenvolvimento de Nova Alvorada do Sul, pois irá fortalecer os pequenos negócios nesse período de retomada econômica”, destacou o prefeito.

Segundo o diretor-superintendente em exercício do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, a principal proposta do evento é levar conhecimento para fortalecer os empreendedores locais. “Atuamos junto com a prefeitura, Sindicato Rural e Associação Comercial, para promover a transformação do município e o Dia da Oportunidade é mais uma ação que tem esse propósito e vem ao encontro com as necessidades dos empreendedores locais. Trazemos hoje oportunidades para os pequenos negócios e contamos com o engajamento de cada um, para que eles sejam protagonistas e continuem trabalhando em prol da sua empresa. Isso vai fortalecer o comércio local, aumentar a geração de emprego e renda e promover o desenvolvimento do município como um todo”, pontuou Tito.

Na data também participou da abertura do evento, o conselheiro do Sebrae/MS e presidente da Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Alfredo Zamlutti, que enfatizou o comprometimento da gestão municipal com o desenvolvimento do município ao aderir ao Cidade Empreendedora. “Os prefeitos que quiseram fazer parte do programa merecem um crédito a mais, pois estão pensando lá na frente. A adesão representa um novo pensamento e um estímulo para o empreendedorismo e vemos isso aqui em Nova Alvorada do Sul”, expôs.

Entre as autoridades também estiveram presentes na abertura do Dia da Oportunidade a secretária de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Elisméia de Lima; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Nova Alvorada do Sul, Nelson Fernandes; e o presidente da Câmara Municipal, vereador Renilson César da Silva.

Logo após o pronunciamento das autoridades, foi apresentado à equipe da Prefeitura Municipal o painel Data Cidade MS – uma ferramenta desenvolvida pelo Sebrae em Mato Grosso do Sul que integra dados públicos e internos da instituição em uma plataforma com design inovador e acessível. A maior parte do sistema é aberta ao público interessado, porém há um espaço destinado, especificamente, para a gestão pública dos municípios que integram o programa Cidade Empreendedora, incluindo Nova Alvorada do Sul.

Com o acesso ao Data Cidade MS, a administração municipal poderá acompanhar o andamento das ações que são desenvolvidas pelo programa Cidade Empreendedora no território, além de ter acesso a informações que podem ajudar o poder público a traçar novas estratégias para alavancar a economia do município, como dados socioeconômicos e índice de consumo.

Empreendedores no Dia da Oportunidade

Pequenos empreendedores e produtores da agricultura familiar estiveram presentes para acompanhar o evento. Muitos deles participaram da Feira de Negócios e tiveram a oportunidade de expor os produtos para comunidade. Jocilene Novais, por exemplo, mora na Chácara Manjedoura, que fica à 27 quilômetros do município, e produz doces de compota, queijo, pamonha, bolos e salgados congelados.

Atualmente, ela é feirante e viu no evento uma chance de apresentar o que produz para um público maior e ampliar as vendas. “Está sendo uma boa experiência. É a primeira vez que a gente participa de um evento como esse e eu acho que é uma ótima oportunidade pra mostrar o nosso produto e como ele possui qualidade”, comentou Jocilene.

Ações para os pequenos negócios

O Dia da Oportunidade traz para pequenos empreendedores e produtores da agricultura familiar uma extensa programação com atividades que continuam no período da tarde deste sábado. O evento é realizado no Clube Benedito Coutinho, que fica na Avenida Irineu de Souza Araújo, s/nº, e segue até às 19h30. (Confira a programação completa aqui)

A Feira de Negócios é uma das iniciativas que permanecem à disposição do público durante o evento, como a mostra de inovação “Living Lab Day” – que apresenta produtos digitais como Simulador de Negócios e Vitrine Digital e as possibilidades de criação de novos produtos a partir de uma impressora 3D e de uma mini fresadora de precisão.

Com o tema “O impossível é uma ilusão: empreendedorismo, inovação e tecnologia”, a palestra-show com os ilusionistas Klaus Duraes e Henry Vargas, é a principal atração do evento e tem início às 18h. Os dois são campeões internacionais de ilusionismo e considerados os melhores profissionais da área na América Latina. Klaus e Henry atuam há mais de 11 anos, atendendo clientes no Brasil e no exterior, com soluções inovadoras em marketing, comunicação e entretenimento.

Outra ação voltada para os pequenos empreendedores é Sessão de Negócios que também será realizada das 14h às 17h e tem a proposta de aproximar os pequenos empreendimentos das empresas âncoras e possibilitar o fechamento de novos negócios. 

Durante o evento, em parceria com o Senai, a população interessada em adotar a instalação de painéis para a captação de energia solar pode levar a conta mensal de energia para análise. Além disso, no espaço, terá um ponto de coleta de lixo eletrônico disponibilizado pela Recic.LE (Associação de Recicladores de Lixo Eletro Eletrônicos de Mato Grosso do Sul).

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou por meio do site oficial.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: