Campo Grande (MS), Quarta-feira, 24 de Abril de 2024

COSTA RICA

Município completa 42 anos de emancipação nesta quinta-feira (12)

12/05/2022

07:10

Vista panorâmica da cidade de Costa Rica, que integra a Rota Cerrado do Pantanal ©EDEMIR RODRIGUES

Distante 326 quilômetros de Campo Grande, Costa Rica tem população atual estimada em 21.456 habitantes. Segundo registros históricos, o povoamento de Costa Rica teve início por volta de 1926, quando José Ferreira da Costa procedente de Nioaque, fundou a fazenda Imbirussu.

História de Costa Rica

Embora a sede do município de Costa Rica seja bastante jovem, a ocupação da região é bem mais antiga. A colonização começa a partir de 1838 com a vinda do major Martim Gabriel de Melo Taques, natural de Itú-SP, casado com Ana Fausta G. de Melo Taques, com quem foi morar no Rio Grande do Sul.

Em 1835, com o advento da guerra dos Farrapos, na condição de paulista foge para o Uruguai, Argentina, Paraguai, sobe o rio Paraguai até Corumbá e através do Taquari até suas nascentes nas bordas do Chapadão de Baús, cruza o chapadão chegando até as margens do rio Sucuriú, onde efetua posse (hoje Capela do Baús) denominada fazenda Santo Antônio dos Dois Córregos.

Baús tem papel fundamental como ponto de passagem e abastecimento tanto para quem se direcionava aos campos de Vacarias e a Coxim, vindos de Goiás e Triângulo Mineiro, como quem viajava pela antiga estrada do Piquirí, que ligava Cuiabá a Santana do Paraíba. O Distrito de Baús vivencia tanto o episódio da guerra do Paraguai como a passagem da Coluna Prestes.

O povoamento de Costa Rica, propriamente dita, teve início por volta de 1926, quando José Ferreira da Costa procedente de Nioaque fundou a fazenda Imbirussú.

Em 1958, com a construção da ponte sobre o rio Sucuriú, ligando as fazendas Imbirussú e São Luiz, ergue-se uma casa que servia de abrigo para os trabalhadores, nela alojou-se Antônio Nogueira com um pequeno comércio.

Por volta de 1961, José Ferreira da Costa resolveu implantar um povoado, destinando uma área de pouco mais de 236 hectares da Faz. Imbirussú para loteamento. A surpreendente aceitação fez com que logo surgissem algumas edificações à margem direita do rio Sucuriú.

O povoado se tornou Distrito de Camapuã em 21 de janeiro de 1964 (Lei 2.132) e elevado à categoria de município (Lei 76, de 12 de maio de 1980), com desmembramento de porções dos municípios de Camapuã e Cassilândia.

Hoje a população de Costa Rica é formada pelas famílias que participaram de sua fundação e também por descendentes de todo país, constituindo assim uma população rica em conhecimento e cultura. (Fonte: CM COSTA RICA).

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: