Setor de serviços recua 0,2% de janeiro para fevereiro, diz IBGE
Índice cresceu 7,4% na comparação com fevereiro de 2021
12/04/2022
09:00
Agência Brasil
O volume de serviços no Brasil caiu 0,2% em fevereiro deste ano na comparação com o mês anterior. O setor já havia tido uma queda de 1,8% em janeiro. Com isso, o segmento acumula perda de 2% nos dois primeiros meses do ano, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O setor se encontra 5,4% acima do nível de fevereiro de 2020, ou seja, do período pré-pandemia de covid-19, mas 7% abaixo de novembro de 2014, o ponto mais alto da série histórica da pesquisa, iniciada em 2012.
O volume de serviços cresceu 7,4% na comparação com fevereiro de 2021, 8,4% no primeiro bimestre (em comparação com o mesmo período do ano passado) e 13% no acumulado de 12 meses.
Na passagem de janeiro para fevereiro, a queda foi puxada por duas atividades: serviços de informação e comunicação (-1,2%) e outros serviços (-0,9%).
Por outro lado, três atividades tiveram alta de janeiro para fevereiro: transportes (2%), serviços profissionais, administrativos e complementares (1,4%) e os prestados às famílias (0,1%).
O agregado de atividades turísticas, também analisado pela pesquisa, teve um recuo de 1% no período.
Em relação à receita nominal, os serviços tiveram queda de 1,5% na comparação com janeiro, mas cresceram 13,1% em relação a fevereiro do ano passado, 14,1% no primeiro bimestre e 17,2% no acumulado de 12 meses.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Vereador Veterinário Francisco homenageia policiais de Bataguassu por ação que libertou vítimas de cárcere privado
Leia Mais
Câmara aprova projeto que garante avanço na carreira de Guardas Metropolitanos de Campo Grande
Leia Mais
Tribuna da Câmara destaca papel transformador do cooperativismo em Campo Grande e no Brasil
Leia Mais
Câmara de Campo Grande debate futuro do agronegócio com a Acrissul durante a 85ª Expogrande
Municípios