Prefeitura investe em segurança e lança oficialmente núcleo operacional da guarda civil metropolitana no Indubrasil
08/04/2022
11:40
Assecom
A primeira inauguração da prefeita Adriane Lopes atende reivindicação antiga dos moradores do Núcleo Indubrasil. O lançamento oficial do Núcleo Operacional da Guarda Civil Metropolitana na região – afastada há 15 quilômetros do Centro da Capital – promete trazer mais segurança a todos. O núcleo já estava em operação há uma semana e conta com a aprovação da comunidade.
Liderança do Jardim Inápolis, bairro que compões o Núcleo Industrial, Mauro Correa de Carvalho, diz que a instalação da base é importantissima e veio transformar a região. “Estávamos sofrendo com muitos furtos, e desde a instalação da base, já conseguimos ver redução na criminalidade. A Guarda Civil Metropolitana está sempre nos pontos mais críticos da nossa região levando mais segurança. Era isso que precisávamos”, afirma.
Já o presidente do Bairro Manoel Seco Tomé, que também compõe o Núcleo Industrial, Edson Luís Ducatti, lembra que pedido antigo da população está sendo atendido. “Uma luta da população por mais segurança, e agora, além da base, destacamos também os projetos sociais que já acontecem como a escolinha pública de futebol, as aulas de ginástica de zumba. Com a instalação da base a família volta para a praça, acabou com o vandalismo de e a falta de segurança que tínhamos. A Guarda Civil é amiga da população”, enumera.
Mãe do adolescente de 14 anos, Bruno Louveira Ducatti, Lucia Louveira, revela que o filho participa do projeto da escolinha de futebol do bairro desde o início. “O projeto é muito bom, desde que ele começou só desenvolveu, tem uma coordenação motora muito boa, é disciplinado, estudioso, acreditamos que vem um craque por ai”, diz.
A prefeita Adriane Lopes lembra que a base faz parte do plano estratégico da Prefeitura de Camnpo Grande e é mais uma reivindicação antiga da população sendo atendida. “Essa base vai atender diretamente mais de 7 mil pessoas dos bairros próximos, trazendo segurança e tranquilidade para a todos, porque este é o nosso compromisso, ouvir as pessoas e atender as necessidades dos cidadãos”, diz.
O secretário Especial de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja, explica que a Região do Imbirussu tem uma gerência que fica há uns 8 km, então esse núcleo operacional vem fortalecer a segurança. “Atende reivindicação dos moradores com um posto permanente, atendendo 24 horas, com 2 viaturas 4 rodas e efetivo de 10 guardas, promovendo rondas preventivas, blitz educativas e atendimento presencial da população que reside na região”, diz.
O núcleo irá atender toda a Região do Imbirussu, que conta com cerca de 99 mil habitantes. Diretamente irá atender os bairros mais Jardim Inápolis, Novo Indubrasil, Sarandy, Morada Imperial, Tuiuiú, Entroncamento I E II e nos bairros adjacentes Vila Romana, Vila Bordon, Santa Mônica, Jardim Carioca, Nova Campo Grande e Vila Popular que contam com cerca de 7 mil moradores. Também beneficiará a população do Polo Industrial e das Comunidades Indígenas situadas na região.
A Região Imbirussu e seu entorno possui 57 prédios próprios públicos, sendo 28 unidades escolares, 15 unidades de saúde e 14 unidades (CRAS, CCZ, Reserva ecológica, Museu e Parques), abrangendo ainda a EMEI e UBS Indubrasil; Escola Estadual Professor Ulisses Serra, Escola Municipal Frederico Soares e Fauzi Scaff, Praça e EMEI Carioca.
A Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social do município adota a política de descentralização das unidades operacionais nas 7 regiões de Campo Grande, priorizando os bairros mais afastados, primando pela eficiência e economicidade em recursos humanos e logísticos da Guarda Civil Metropolitana.
As ações adotadas levaram Campo Grande a ser eleita, entre as cidades de grande porte, com mais de 500 mil moradores, como a mais segura do Brasil, seguida por São Bernardo do Campo e Belo Horizonte.
O Ranking Connected Smart Cities, elaborado com base em dados de 677 cidades, leva em consideração o número de homicídios, morte no trânsito, despesa com segurança, agentes por habitantes, monitoramento de riscos e centro de controle e operações.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
STF mantém restrições e Bolsonaro vê viagem aos EUA negada novamente
Leia Mais
Haddad reitera que não será candidato nas eleições de 2026
Leia Mais
Em MS, 4,8 mil vagas são oferecidas no Sisu
Leia Mais
Após governador de SC dizer que Bolsonaro e Valdemar conversam com frequência, Moraes ordena depoimento
Municípios