Campo Grande (MS), Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Município completa 63 anos de emancipação política

Segundo o IBGE, a população estimada do município é de 7.566 habitantes

04/04/2022

08:30

MARIELY BARROS

Cristo Redentor Inocência, ponto turístico da cidade ©DIVULGAÇÃO

Distante 331 quilômetros de Campo Grande, Inocência comemora seus 63 anos de emancipação político-administrativa nesta segunda-feira (4). Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população estimada do município é de 7.566 habitantes.

Elevado à categoria de município em 1958, Inocência começou a ser ocupada inicialmente por criadores de gado, que aí aportaram em busca de melhores pastagens para seus rebanhos. Com seus estabelecimentos já alicerçados, esses criadores começaram a sentir as dificuldades de comunicação e comercialização, pois se encontravam distantes dos núcleos urbanos.

Por conta disso, eles tomaram a iniciativa de fundar um povoado e, com essa finalidade, em 1947, reuniram-se Juventino Campos, João Barbosa Ferreira, Symphrônio Júnior, José Maria Albino, Francisco Albino, Antônio Ferreira Leal, Lauriston, Amâncio Nepomuceno, Franklin Gomes da Silva, Pedro Paulo de Queiróz, Alexandre Batista Garcia, Júlio José dos Santos, Aurélio Valadão e outros, estabelecendo as bases do empreendimento.

As terras foram loteadas e, iniciadas as vendas, foram aparecendo as primeiras construções. Surgia então um novo povoado que tomou a denominação de Bocaina. Em 1951, em imóvel cedido por Alexandre Batista Garcia, foi instalada a primeira escola. Nesse mesmo ano, por iniciativa e colaboração de seus habitantes, erigiu-se a Igreja Católica.

O do povoado teve sua denominação alterada posteriormente  para Inocência, o nome foi adotado em homenagem ao romance “Inocência”, de Alfredo de Escragnolle Taunay, Visconde de Taunay, cujo enredo retrata fatos e costumes da região. 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: