Com projeto do deputado Neno Razuk mulheres de MS terão semana de conscientização sobre a SOP
02/03/2022
10:00
ASSECOM
deputado estadual Neno Razuk (sem partido)
O sonho de ser mãe faz parte da vida da maioria das mulheres, mas muitas não conseguem realizar por problemas que, se tratados, possuem chances de “cura”. E um desses casos é a SOP. Com a sensibilização sobre o tema, o deputado estadual Neno Razuk (sem partido) apresentou ontem (8) no Dia da Mulher, um projeto de lei para que Mato Grosso do Sul tenha campanhas de sensibilização sobre a Síndrome do Ovário Policístico (SOP).
Esse é um distúrbio hormonal que atinge 13% das mulheres em idade fértil. A campanha orientativa está prevista no Projeto de Lei 49/2022, e será realizada, anualmente, na segunda semana de março, ou seja, no mês que é alusivo às mulheres.
A doença atinge parcela significativa da população feminina. “Segundo o que pesquisamos para o projeto, os índices mostram que 13% das mulheres em idade fértil são acometidas desse problema. No Brasil, são contabilizados 2 milhões de casos novos anualmente. A Semana de Conscientização vai contribuir para alertar a população sobre os sinais, os sintomas e a importância do diagnóstico precoce, favorecendo, como consequência, o sucesso no tratamento”, afirmou.
A SOP é uma “patologia endocrinológica que provoca alteração dos níveis hormonais, levando à formação de cistos nos ovários que fazem com que eles aumentem de tamanho, além de trazer diversos sinais físicos, como atrasos na menstruação, aumento de pelos no rosto, seios e abdômen, obesidade, acne e em casos mais raros a queda de cabelo.”
A proposta segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso seja considerado constitucional, será analisado e votado pelas comissões de mérito e na sessão plenária.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Quem ficar no ‘sereno’ poderá ser esquecido em 2028
Leia Mais
Levantamento aponta Flávio Bolsonaro como alvo principal em debate sobre Pix e tarifa dos EUA
Leia Mais
Bracell terá de atualizar licença após mudança em área de fábrica em Bataguassu
Leia Mais
Alunos da Acadepol reforçam ações do Dracco em investigações contra crime organizado
Municípios