Campo Grande (MS), Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Rússia suspende fertilizantes para o Brasil

País disse que foi obrigado a suspender porque o escoamento foi proibido pela Lituânia

02/03/2022

13:35

AGROLINK

©DIVULGAÇÃO

Depois de uma alta exponencial nos preços dos fertilizantes com o início do conflito entre Rússia e Ucrânia, agora outra medida extrema preocupa a agricultura brasileira. A Rússia anunciou que suspendeu as exportações de fertilizantes para o Brasil. O anúncio foi feito pelo embaixador Sergey Lukashevich que explicou que o país foi obrigado a suspender o comércio já que a Lituânia fechou as fronteiras e impede acesso ao corredor logístico.

“Isso é democracia?”, questionou ele. Belarus reponde por 20% de todos os fertilizantes consumidos pelo Brasil. Sem esses produtos, a oferta vai diminuir e o preço, disparar. No último ano, ficaram 155% mais caros. Como solução o governo brasileiro pode aumentar compra de países como Canadá e Irã.

“O lado lituano proibiu o trânsito sob pretextos políticos rebuscados e declarou que o trânsito de fertilizantes de potássio bielorussos para o Brasil, entre outras coisas, ameaçava a segurança nacional da Lituânia”, completa a nota.

O receio é de que a interrupção das exportações pela Rússia e pela Belarus elevem o preço do produto, prejudicando a safra brasileira deste ano. A bancada ruralista também está temerosa em relação aos rumos da guerra no Leste Europeu. O deputado federal Neri Geller (PP-MT), o conflito pode provocar um aumento vertiginoso do insumo agrícola. E isso terá impacto direto no bolso do consumidor.

Segundo o parlamentar o custo da tonelada do potássio subiu de US$ 320 para US$ 850 nos últimos doze meses. "Não sabemos como ficará a situação caso as sanções atinjam os fertilizantes. Se houver sanções nesse sentido, vamos ter reflexos. Talvez falte produto para fazer a próxima safra, ou aumente muito o custo, porque terá que vir de outros lugares, como Arábia Saudita, Irã, Bolívia. Mas não é suficiente para a quantia que produzimos", completou ele em entrevista ao Correio Braziliense.

Um dos estados mais prejudicados é Mato Grosso, justamente o maior produtor nacional de grãos. Segundo dados da Conab, em 2021, a Rússia participa com 21% dos nitrogenados e, no caso específico do nitrato de amônio, o país é praticamente o único fornecedor para o Brasil. Em janeiro foram internalizadas 2,31 milhões de toneladas de fertilizantes -, inferior em 15,2% aos quantitativos de janeiro do ano anterior, apresentando, no entanto, dispêndios sem precedentes - U$1.146,2 milhão, uma vez que os preços médios dos itens importados atingiram o recorde de U$ 496,62/ton. -, incremento de 110,4%, em relação aos preços praticados no mesmo período do ano passado.

Não deixe de conferir nossa nova seção de fertilizantes para ler sobre alternativas ao uso de fertilizantes minerais.

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: