Deputado Evander Vendramini solicita à Marinha realização de prova para condução de embarcações em distritos de Corumbá
21/09/2021
11:00
ADRIANA VIANA
Deputado Evander Vendramini
Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa desta terça-feira, 21, o deputado estadual Evander Vendramini (Progressistas) apresentou indicação solicitando a realização de prova para arrais-amador em Albuquerque, Porto Esperança e Morrinho, distritos pertencentes a Corumbá. O pedido foi encaminhado o 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil em Ladário e para a Capitania Fluvial do Pantanal.
Em sua justificativa, o parlamentar lembra que, para a condução de uma embarcação de esporte e recreio, é obrigatório que o condutor seja devidamente habilitado pela Marinha como arrais-amador. “Chegou a mim a informação de que mais de 40 moradores desses distritos têm interesse em tirar a carteira de habilitação de arrais para poder conduzir embarcações pelos rios do Pantanal. No entanto, eles não têm condições financeiras para se deslocarem até a sede da Capitania em Ladário e passar pelas etapas para obtenção da CHA”, explicou Evander.
A proposição busca reforçar a cultura marítima em Mato Grosso do Sul e proporcionar uma trafegabilidade mais segura pelos rios do Pantanal. “A qualificação profissional dos trabalhadores de embarcações vai contribuir para que a navegação aconteça de forma segura em nossos rios”, destacou o deputado pantaneiro.
Para tirar a habilitação na categoria arrais-amador, o interessado deve primeiro passar por curso de formação de 8 horas de duração. Depois, é submetido a uma prova teórica, composta por 40 questões, com exigência de 50% de acertos, no mínimo, para ser aprovado. A habilitação possui prazo de validade de 10 anos.
***
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Revisão da Lei Magnitsky expõe racha entre aliados de Eduardo Bolsonaro e gera troca de ataques nas redes
Leia Mais
Alexandre de Moraes agradece Lula por retirada de sanções da Lei Magnitsky
Leia Mais
Moraes agradece atuação de Lula após EUA retirarem sanções impostas pela Lei Magnitsky
Leia Mais
Consórcio Guaicurus paga apenas 50% dos salários atrasados e greve está mantida para segunda-feira em Campo Grande
Municípios