Campo Grande (MS), Sábado, 18 de Janeiro de 2025

Beber água usada para cozinhar batata-doce pode ajudar a emagrecer, segundo estudo

21/12/2016

08:28

JE

Pesquisadores japoneses apontam uma nova técnica de emagrecimento que poderia nos fazer esquecer essas dietas controversas. 

“Nós jogamos fora enormes volumes de águas residuais que contêm proteínas de batata” – Reprodução

Essa descoberta inusitada se baseia em beber a água usada para cozinhar batata-doce.

Em um teste realizado em ratos de laboratório, os pesquisadores japoneses alimentaram dois grupos de camundongos com dietas ricas em gordura, dando a um, mais peptídeos de batata-doce, produzidos pela digestão enzimática de proteínas na água durante o processo de cozimento. 


Após 28 dias, os animais foram pesados e os seus níveis de massa hepática e tecido adiposo foram medidos. Os níveis de colesterol e triglicérides também foram mesurados, bem como a leptina, que controla a fome.

Especialistas da Organização Nacional de Pesquisa em Agricultura e Alimentação, na cidade de Tsukuba, também coletaram medições de adiponectina, que mede a síndrome metabólica. Eles descobriram que os ratos que receberam níveis mais elevados de peptídeos da batata-doce tinham peso corporal significativamente menor. Também notaram que os animais tinham níveis mais baixos de colesterol, triglicérides, leptina e adiponectina.
“Nós ficamos surpresos que os peptídeos da batata-doce reduziram os níveis de moléculas” – Reprodução

“Nós jogamos fora enormes volumes de águas residuais que contêm proteínas de batata-doce, então teorizamos se eles poderiam afetar o peso corporal, tecido adiposo e outros fatores”, disse Dr. Koji Ishiguro, o principal pesquisador deste estudo. “Encontrar usos alternativos para as proteínas de batata-doce em águas residuais poderia ser bom para o ambiente, a indústria, e também potencialmente para a saúde”completou Ishiguro.

“Nós ficamos surpresos que os peptídeos da batata-doce reduziram os níveis de moléculas de gordura nos ratos e que parece estar envolvido no controle de moléculas de supressão do apetite. Esses resultados são muito promissores, fornecendo novas opções para a utilização desta água residual em vez de descartá-la”concluiu.

Ainda não está certo de quantos peptídeos de batata-doce foram dados aos ratos durante o período de 28 dias. No entanto, acredita-se que os resultados poderiam ser verdadeiros em seres humanos devido ao fato de que ratos são biologicamente muito semelhantes a nós. Mas os pesquisadores salientam que mais pesquisas são necessárias para determinar a ligação entre o consumo da água residual e a perda de peso.


Fonte: S1Notícias

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: