Campo Grande (MS), Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

RIO BRILHANTE| Município comemora 88 anos de emancipação nesta terça-feira

26/09/2017

07:20

JE

© Divulgação
A 161 km de Campo Grande, o município de Rio Brilhante comemora 88 anos de emancipação nesta terça-feira (26) e a prefeitura realiza desde a semana passada, diversas ações na cidade para comemorar a data.

No sábado (24), teve shows com artistas regionais, maratona de mountain bike. Na próxima quinta-feira (28), terá um evento para escolher a Miss e Mister terceira idade. As comemorações encerram no dia, com cerimônia de formatura de cursos realizados na área rural.

História

O desbravamento das terras de Rio Brilhante está ligado a história de Paranaíba, já que terceira década do século XIX, os pioneiros das famílias Lopes, Souza Leal, Pereira, Garcia e Barbosa atravessaram os campos daquela região e entraram pelos cerrados de Três Lagoas, iniciando a história do povoamento do sul do Estado.

Algum tempo depois, vários gaúchos chegaram na cidade com as famílias, levando pequenos rebanhos de bovinos, equinos e ovinos, ao mesmo tempo em que os descendentes das famílias pioneiras se dispersaram, buscando às margens dos rios Brilhante, Vacaria e Dourados, fomentando a pecuária e a agricultura.

Na região de Entre-Rios começou a ser produzida erva-mate. A extração e industrialização do produto foi importante fator para desenvolvimento da região, já que criou um ponto de concentração da produção, para posterior remessa aos centros consumidores, através dos rios Brilhante e Ivinhema.

O município foi criado como distrito de Vacaria em 10 de julho de 1912. Foi elevado à categoria vila Entre Rios, em 26 de setembro de 1929 e então desmembrado de Campo Grande.

Rio Brilhante tem 36.144 habitantes e é um dos 50 municípios de Mato Grosso do Sul com maior produção agrícola.

Fonte: campograndenews
Por: Renata Volpe Haddad

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: