Campo Grande (MS), Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Aberto ao público, Torneio de Robótica da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado é opção de lazer para este sábado

17/08/2018

08:16

JE

Divulgação
A Escola do Sesi de Aparecida está aquecendo os motores para o Torneio Interclasse de Robótica de 2018, que será realizado neste sábado (18/08), com entrada gratuita e aberta ao público. A instituição de ensino será palco de uma emocionante competição com robôs de verdade em que quatro equipes formadas pelos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental vão se enfrentar em provas que envolvem ultrapassar obstáculos, resgatar objetos e concluir trilhas, tudo isso com robôs construídos pelos próprios alunos.
Divulgação
As provas começam a partir das 16 horas deste sábado (18/08), no ginásio poliesportivo da Escola do Sesi, que fica na Avenida Orlando Mascarenhas Pereira, 3.242, no Bairro Jardim Samara, sendo que nesta sexta-feira (17/08) as equipes participantes apresentam os projetos de pesquisas e essa parte não é aberta ao público. Visitantes de todas as idades podem acompanhar as provas, treinos, avaliações dos jurados e conhecer de perto os resultados da robótica na rotina educacional dos alunos que, sozinhos, preparam cada robô para a competição.

“Aprender a programar, ler algoritmos, se deparar com problemas e encontrar soluções. Tudo isso faz parte da rotina de quem lida com a robótica, área que hoje é considerada estratégica para a indústria e que, desde os primeiros passos, faz parte da grade curricular da rede de escolas do Sesi”, afirmou a analista de educação do Sesi, Glaucia Campos.

O torneio é promovido anualmente pelas sete unidades da rede de escolas do Sesi no Estado como preparação para o Torneio de Robótica FIRST Lego League (FLL), que reúne as escolas da instituição em todo o País. Em Mato Grosso do Sul, as escolas do Sesi de Três Lagoas, Corumbá e Dourados promoveram o interclasse nos dias 8 e 9 de junho, 15 e 16 de junho e 29 e 30 de junho, respectivamente, e as próximas a realizarem o torneio serão as de Campo Grande e Maracaju (25 de agosto) e Naviraí (1º de setembro).
Divulgação
Em Aparecida do Taboado, concorrem as equipes Galáxia Estrelada, formada por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, Infinite Space, composta por estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, Guardiões das Galáxias, com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, e Piratas do Espaço, composta por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

Aquecimento

No Interclasse, assim como no FLL, os alunos do Sesi serão avaliados enquanto realizam quatro diferentes missões – uma delas é o Desafio do Robô, quando os estudantes colocam os robôs de Lego para cumprir determinadas tarefas, como capturar, transportar, ativar ou entregar objetos na mesa de competição. Os robôs, projetados e construídos pelos próprios alunos, também são avaliados na categoria Design do Robô.

Os times podem utilizar sensores de movimento, cor, toque, controladores e motores. Os juízes levam tudo isso em consideração, além da estratégia e programação. Conta pontos, ainda, o Projeto de Pesquisa, com uma solução inovadora sobre o desafio da temporada da FLL. A solução é apresentada para os outros competidores e o público visitante nos torneios, e será avaliada pelos juízes. Por fim, na categoria Core Values, os estudantes precisam mostrar que sabem trabalhar em equipe. 

De modo a envolver todos os alunos da Escola do Sesi de Aparecida no Interclasse, a instituição organizou uma oficina de aprendizagem especialmente para o torneio, chamada de “Into Orbit”. Ao longo de quase um mês, os estudantes das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio se mobilizaram para decorar e divulgar a competição. Os alunos da equipe de decoração ficaram responsáveis por auxiliar na decoração do evento, a de divulgação por produzir artes e impressão de folder, enquanto a equipe de imprensa ficou responsável por acompanhar os treinos das equipes participantes, registrando, entrevistando e produzindo vídeos.

“As oficinas de aprendizagem estão sempre trazendo um jeito novo e dinâmico de aprender, através de atividades manuais e do uso de recursos tecnológicos, os alunos mobilizam diversas habilidades para produzir algo concreto que trazem consigo a aprendizagem de conceitos e também de valores como o trabalho em equipe e o zelo na produção artesanal, por exemplo”, disse a coordenadora pedagógica e educacional da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado, Aline Daniele Santiago Pinto.

Confira abaixo o local e horário do Torneio Interclasse:

Primeiro dia

Data: 17 de agosto (sexta-feira) – fechado ao público

Horário: A partir das 13 horas

Local: Escola do Sesi de Aparecida do Taboado

Endereço: Avenida Orlando Mascarenhas Pereira, 3.242, no Bairro Jardim Samara

Segundo dia

Data: 18 de agosto (sábado) – aberto ao público

Horário: A partir das 16 horas

Local: Escola do Sesi de Aparecida do Taboado

Endereço: Avenida Orlando Mascarenhas Pereira, 3.242, no Bairro Jardim Samara.

ASSECOM

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: