Campo Grande (MS), Domingo, 22 de Fevereiro de 2026

Interior / São Gabriel do Oeste

Praça com esculturas monumentais transforma entrada de São Gabriel do Oeste em novo cartão-postal

Conjunto sacro levou dois anos para ser produzido em Campo Grande e percorreu 140 quilômetros até o município

22/02/2026

08:15

DA REDAÇÃO

©Guilherme Cavalcante/Midiamax

São Gabriel do Oeste ganhou um novo marco urbano e religioso. Uma praça recém-inaugurada na entrada da cidade abriga um conjunto de esculturas sacras monumentais que já se consolidam como novo cartão-postal do município. As obras foram produzidas ao longo de mais de dois anos em Campo Grande e transportadas por cerca de 140 quilômetros até o destino final.

O espaço foi construído em um lote particular na esquina da Rua Santa Catarina com a Avenida Juscelino Kubitschek, em um dos principais acessos à cidade. O projeto foi financiado pela empresária Amália Maffissoni Grizot, figura histórica ligada à formação do município.

Herança simbólica e promessa cumprida

São Gabriel do Oeste teve seu crescimento impulsionado a partir da década de 1970, período em que migrantes, especialmente de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, chegaram atraídos pelo baixo custo das terras e pelo potencial agrícola. Entre as famílias pioneiras, destacou-se a família Maffissoni, reconhecida como uma das bases do desenvolvimento local.

Esposa do primeiro prefeito do município, Amália Maffissoni Grizot teve participação ativa na construção simbólica da cidade. Devota de São Gabriel Arcanjo, ela contribuiu para a consolidação da identidade religiosa do município e, anos atrás, articulou a instalação da estátua do santo posicionada na entrada da cidade desde 2012, às margens da BR-163.

A nova praça amplia esse legado. No local foram instaladas três esculturas com cerca de seis metros de altura, representando os arcanjos Gabriel, Rafael e Miguel. O conjunto inclui ainda uma réplica inspirada na Pietà, de Michelangelo, e uma representação do Divino Espírito Santo.

Produção artística e transporte especial

As esculturas foram criadas pelo artista sul-mato-grossense Anor Pereira Mendes Filho, autor também da imagem de São Gabriel instalada na entrada do município.

Natural de Terenos, o escultor vive em Campo Grande desde 1978 e é responsável por obras públicas emblemáticas no Estado, como o Guerreiro Guaicurus, no píer do lago do Parque das Nações Indígenas, uma escultura indígena no Mercadão Municipal e a guampa de tereré na Avenida Duque de Caxias.

Aos 75 anos, Anor afirma que o conjunto exigiu dedicação contínua desde 2022. Segundo ele, o trabalho envolveu cinco personagens e demandou grande complexidade estrutural.

Após a conclusão, o transporte foi realizado com apoio de empresa especializada, utilizando caminhão tipo “cegonha”, devido às dimensões das peças.

Memória e identidade

Em maio do ano passado, durante as comemorações dos 45 anos de São Gabriel do Oeste, a prefeitura lançou o primeiro episódio da série documental “Os Pioneiros”, projeto que resgata a memória da fundação do município. No episódio inaugural, Amália Maffissoni Grizot relembra sua participação na escolha do nome da cidade.

Com forte vocação agrícola, destaque na suinocultura e um dos melhores índices de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de Mato Grosso do Sul, São Gabriel do Oeste consolida, agora, um novo ponto de referência cultural e religiosa que reforça sua identidade histórica.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: