Previsão do Tempo
MS entra em alerta para tempestades nesta terça (13) com ventos de até 60 km/h e risco de granizo
Aviso do Inmet prevê chuva intensa de até 50 mm ao dia e possibilidade de alagamentos em grande parte do Estado
13/01/2026
06:00
INMET/CEMTEC
DA REDAÇÃO
Mato Grosso do Sul enfrenta nesta terça-feira, 13 de janeiro de 2026, um dia típico de verão: calor logo cedo, sensação de abafamento ao longo do dia e formação de tempestades no período da tarde e noite.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém em vigor um alerta amarelo de perigo potencial até 23h59, que abrange 66 municípios, incluindo Campo Grande. A previsão indica chuvas intensas, rajadas de vento entre 40 e 60 km/h e possibilidade de queda de granizo.
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), a combinação de calor intenso, alta umidade e cavados atmosféricos cria um ambiente propício para a formação de nuvens carregadas e temporais ao longo do dia.
Os volumes de chuva podem variar entre:
20 a 30 mm por hora
até 50 mm acumulados ao longo do dia
Esses índices são suficientes para causar alagamentos urbanos, enxurradas, queda de galhos e interrupções pontuais no fornecimento de energia.
Na Capital, a terça-feira começa com sol entre nuvens, mínima de 21°C e máxima de 29°C.
A partir da tarde, o calor acumulado favorece a formação de pancadas de chuva com trovoadas, que podem vir acompanhadas de ventos fortes e granizo isolado.
Norte e leste (Coxim, Paranaíba, Três Lagoas):
Temperaturas acima de 30°C, com chuva forte à tarde e à noite.
Sul e sudoeste (Dourados, Ponta Porã, Porto Murtinho):
Calor um pouco menor, porém maior instabilidade atmosférica, com risco elevado de tempestades localizadas.
O Inmet alerta para:
Corte de energia elétrica
Queda de galhos e árvores
Alagamentos
Prejuízos em lavouras
Em caso de vento forte ou tempestade:
Não se abrigue debaixo de árvores
Não estacione veículos perto de torres, placas ou estruturas metálicas
Evite o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada
Para emergências:
Defesa Civil: 199
Corpo de Bombeiros: 193
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Nelsinho Trad alerta para impacto de tarifa de Trump e defende diálogo para proteger exportações brasileiras
Leia Mais
Prefeitura prorroga vencimento do IPTU, mas taxa do lixo segue indefinida em Campo Grande
Leia Mais
Motiva Pantanal mantém obras de ampliação e conservação da BR-163/MS nesta terça-feira (13)
Leia Mais
Zé Teixeira articula abertura de novas vagas da EJA em Bandeirantes no início de 2026
Municípios