Previsão do Tempo
Ciclone extratropical intensifica risco de temporais em Mato Grosso do Sul nesta terça-feira
Sistema de baixa pressão e frente fria elevam volumes de chuva, com raios, ventos fortes e possibilidade de granizo
09/12/2025
06:00
INMET/CEMTEC
DA REDAÇÃO
A atuação indireta de um ciclone extratropical formado no centro-sul do Brasil, associado a uma frente fria, provoca um cenário de instabilidade intensa em Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (9). Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), os acumulados de chuva podem superar os 40 milímetros em 24 horas, com risco de tempestades, descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
O fenômeno se forma a partir do rápido aprofundamento de um sistema de baixa pressão atmosférica no centro-sul do país. Embora o ciclone não atue diretamente sobre o território sul-mato-grossense, seus efeitos indiretos aumentam a organização das áreas de instabilidade, favorecendo chuvas volumosas em praticamente todas as regiões do Estado.
Nas primeiras horas do dia, diversos municípios já contabilizam acumulados expressivos:
Corumbá: 62 mm
Corguinho: 24,8 mm
Ponta Porã: 23,6 mm
Bonito: 19,8 mm
Dois Irmãos do Buriti: 16,4 mm
Campo Grande: 15,8 mm (últimas 12 horas)
Coxim: 14,8 mm
Bela Vista: 13,6 mm
A capital Campo Grande amanheceu com chuva leve, mas sob forte nebulosidade ao longo de todo o dia.
De acordo com o Cemtec, o cenário permanece instável no decorrer do dia:
Campo Grande: mínima de 21°C e máxima de 22°C, com chuva intermitente
Corumbá e Aquidauana: máximas de até 31°C, com chuva e temporais isolados
Coxim, Paranaíba e Três Lagoas: variação entre 22°C e 26°C, com chuva a qualquer momento
Ponta Porã e Iguatemi: mínimas de 20°C e máximas entre 25°C e 27°C, com instabilidade persistente
A previsão indica que a instabilidade continua ao longo da semana. Entre quarta-feira (10) e quinta-feira (11), a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, combinada com a umidade, aquecimento diurno e deslocamento de cavados, especialmente na metade norte do Estado, mantém as condições favoráveis para:
Pancadas de chuva
Tempestades isoladas
Raios e rajadas de vento
Possibilidade pontual de granizo
Diante do cenário previsto, a recomendação é de atenção redobrada, principalmente em áreas com histórico de alagamentos, além de cautela em deslocamentos durante tempestades com raios e ventos fortes.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Hospital Alfredo Abrão lança ala de oncopediatria com apoio de famílias do agro
Leia Mais
Diretor da PF critica decisão dos EUA sobre PCC e CV e diz que medida não muda atuação brasileira
Leia Mais
Inscrições do Enem 2026 são prorrogadas até 12 de junho
Leia Mais
Postos em shoppings atendem neste sábado apenas quem agendou emissão da CIN
Municípios