Economia / Veículos
Governo de MS publica decreto do IPVA 2026 com desconto de 15% à vista e parcelamento em até cinco vezes
Pagamentos em cota única podem ser feitos até 5 de janeiro; parcelamento vai até maio de 2026 sem direito a abatimento.
12/11/2025
08:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O Governo de Mato Grosso do Sul publicou nesta quarta-feira (12), no Diário Oficial do Estado, o decreto que regulamenta o pagamento do IPVA 2026 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). O texto confirma desconto de 15% para quem quitar o tributo à vista até 5 de janeiro e define as condições para parcelamento em até cinco vezes, sem direito ao benefício.
De acordo com o decreto, os contribuintes que optarem pelo parcelamento deverão seguir o seguinte calendário:
1ª parcela: 30 de janeiro
2ª parcela: 27 de fevereiro
3ª parcela: 31 de março
4ª parcela: 30 de abril
5ª parcela: 29 de maio
O valor mínimo por parcela é de R$ 30 para motocicletas e R$ 55 para os demais veículos. Pagamentos atrasados estarão sujeitos a juros e multas.
O desconto e o parcelamento não se aplicam à primeira tributação do veículo, como nos casos de registro, inscrição, alienação ou transferência para outro estado. Nestas situações, o IPVA deve ser pago integralmente e à vista antes da efetivação do ato.
O decreto também apresenta uma tabela de valores de referência para veículos usados, que servirá como base para o cálculo do imposto.
Caso o contribuinte discorde do valor cobrado, poderá apresentar impugnação no prazo de 20 dias após a ciência da notificação do lançamento. O procedimento deve ser feito pelo portal e-Fazenda da Sefaz, no módulo “e-SAP – Solicitação de Abertura de Protocolo”, selecionando o serviço “IPVA – impugnação do lançamento”.
O texto completo do decreto pode ser consultado no suplemento do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (12).
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Hospital Alfredo Abrão lança ala de oncopediatria com apoio de famílias do agro
Leia Mais
Diretor da PF critica decisão dos EUA sobre PCC e CV e diz que medida não muda atuação brasileira
Leia Mais
Inscrições do Enem 2026 são prorrogadas até 12 de junho
Leia Mais
Postos em shoppings atendem neste sábado apenas quem agendou emissão da CIN
Municípios