Previsão do Tempo
Mato Grosso do Sul tem alerta de tempestades até sábado, após registrar 38°C e figurar entre os estados mais quentes do Brasil
Cemtec e Inmet apontam risco de chuvas intensas, ventos fortes e até granizo com avanço de frente fria sobre o Estado
12/11/2025
06:00
INMET/CEMTEC
DA REDAÇÃO
O calor extremo dos últimos dias em Mato Grosso do Sul, com temperaturas de até 38°C, dará lugar a um período de instabilidade atmosférica que se estende de hoje (12) até sábado (15), segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) e o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A previsão é de chuvas fortes, tempestades localizadas, rajadas de vento e queda de granizo em várias regiões do Estado.
Nas últimas 24 horas, Mato Grosso do Sul figurou entre os estados mais quentes do Brasil. Porto Murtinho (38,2°C) e Nhumirim/Corumbá (38,1°C) estiveram entre as líderes do ranking nacional.
Corumbá ficou em terceiro lugar no país, atrás apenas de Picos (PI) e Pedro Afonso (TO). Outras cidades que ultrapassaram os 37°C foram Coxim (37,8°C), Paranaíba (37,2°C) e Água Clara (37°C).
Na capital, Campo Grande registrou máxima de 34,9°C, com baixa umidade relativa do ar.
O calorão desta quarta-feira deve dar espaço a chuvas fortes e tempo fechado entre a tarde e a noite, com aumento da nebulosidade e queda de temperatura.
Os meteorologistas explicam que o cenário é resultado da atuação de áreas de baixa pressão, transporte de calor e umidade, e da passagem de uma frente fria oceânica, que favorece a formação de nuvens carregadas e tempestades.
“As condições atmosféricas tornam-se favoráveis à ocorrência de chuvas intensas e tempestades, que podem vir acompanhadas de raios, ventos fortes e granizo”, informa o Cemtec.
Os acumulados podem variar de 30 a 40 mm em 24 horas, podendo ser superiores em áreas isoladas.
Em Campo Grande, as mínimas variam entre 21°C e 24°C, com máximas de 28°C a 33°C.
Nas regiões sul e cone-sul, os termômetros marcam mínimas entre 20°C e 24°C e máximas até 33°C.
Já na região pantaneira e sudoeste, as mínimas ficam entre 23°C e 27°C, e as máximas, entre 27°C e 33°C.
No leste e norte, os picos podem chegar a 35°C, mantendo o clima abafado.
Os ventos devem soprar predominantemente dos quadrantes leste e norte, com velocidades de 40 a 60 km/h e rajadas pontuais acima de 60 km/h.
A Defesa Civil e o Cemtec alertam para possíveis alagamentos, quedas de galhos e danos em estruturas durante os temporais.
A recomendação é evitar áreas alagadas, desligar aparelhos elétricos em caso de descargas atmosféricas e não se abrigar debaixo de árvores durante as tempestades.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
IPTU 2026 em Campo Grande: 10% de desconto à vista até 12 de janeiro e parcelamento em até 12 vezes
Leia Mais
Governo de MS publica decreto do IPVA 2026 com desconto de 15% à vista e parcelamento em até cinco vezes
Leia Mais
Controle de cinco fatores pode prolongar a vida em até 14 anos, revela estudo global
Leia Mais
Beneficiário do Pé-de-Meia ganha R$ 200 ao participar dos dois dias do Enem 2025
Municípios