Sustentabilidade & Meio Ambiente
Suzano lança Estratégia de Natureza e reforça integração da biodiversidade ao modelo de negócios
Iniciativa, desenvolvida com a IUCN, utiliza métricas científicas e metas globais para promover conservação em larga escala
10/11/2025
09:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global em bioprodutos a partir do eucalipto, anunciou o lançamento de sua Estratégia de Natureza, um plano corporativo de longo prazo que consolida a biodiversidade como eixo estratégico de decisão dentro da companhia. A iniciativa foi construída em parceria com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e reafirma o compromisso da empresa em atuar com base na ciência e na regeneração ambiental.
Segundo a Suzano, o novo plano parte do reconhecimento de que a longevidade e a capacidade de inovação da empresa dependem diretamente da integridade dos ecossistemas. A Estratégia de Natureza adota a hierarquia de mitigação ambiental — evitar, reduzir, restaurar e transformar —, buscando prevenir impactos e promover soluções concretas para a conservação.
Com apoio técnico da IUCN, a Suzano aplicou de forma pioneira a métrica STAR (Species Threat Abatement and Restoration), ferramenta que permite mapear áreas sensíveis, identificar espécies ameaçadas e definir prioridades de ação. O levantamento identificou 125 espécies em risco, das quais 24 foram selecionadas como foco de proteção com base em critérios científicos.
Os resultados dessa parceria foram apresentados como estudo de caso da Suzano no Congresso da IUCN, realizado em outubro. A metodologia contribuiu para o desenvolvimento do modelo RHINO (Rapid High-Integrity Nature-positive Outcomes), que orienta empresas a gerar resultados mensuráveis de conservação da biodiversidade.
A análise abrangeu 2,9 milhões de hectares de áreas próprias da companhia — o equivalente ao território de Alagoas — e cerca de 10 milhões de hectares em escala de bacias hidrográficas, ampliando o olhar da Suzano para além de suas fronteiras operacionais e consolidando o conceito de conservação em escala de paisagem.
“Sabemos que o cenário global é desafiador: 75% dos ecossistemas terrestres já foram alterados pela ação humana e 25% das espécies avaliadas estão ameaçadas de extinção, segundo o World Economic Forum. Garantir a integridade da natureza significa garantir a resiliência do nosso negócio e das comunidades com quem nos relacionamos”, afirma Giordano Automare, gerente executivo de Sustentabilidade da Suzano.
A Estratégia de Natureza está alinhada aos compromissos já assumidos pela Suzano, como:
Conectar 500 mil hectares de fragmentos florestais por meio de corredores ecológicos;
Aumentar a disponibilidade hídrica em bacias críticas;
Contribuir para as metas do Marco Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal;
Integrar princípios de economia regenerativa às operações industriais.
Mais de 25 stakeholders participaram da construção da estratégia, incluindo especialistas, representantes do governo, universidades, ONGs e comunidades locais. Essa escuta ampla garantiu legitimidade, diversidade e alinhamento global às metas de conservação.
Com mais de 100 anos de história, a Suzano é líder mundial na produção de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina. Atua em mais de 40 países, com portfólio que inclui celulose, papéis para imprimir e escrever, papéis sanitários e embalagens sustentáveis.
Seu complexo industrial em Três Lagoas (MS) é um dos maiores do mundo e tem capacidade para gerar energia renovável suficiente para abastecer 2,1 milhões de habitantes. Entre as principais marcas da empresa estão Neve®, Pólen®, Suzano Report® e Mimmo®. As ações da Suzano são negociadas nas bolsas B3 (SUZB3) e NYSE (SUZ).
🔗 Saiba mais em: suzano.com.br
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Plaenge entrega Viaduto Jardim Veraneio, obra de R$ 25 milhões que melhora a mobilidade na região Leste de Campo Grande
Leia Mais
Projeto Antifacção reacende tensão entre Lula e o presidente da Câmara, Hugo Motta
Leia Mais
Ex-assessor de Bolsonaro lança campanha nos EUA para custear defesa após acusação de envolvimento em plano golpista
Leia Mais
STF exige imagens de câmeras corporais após megaoperação no Rio com 121 mortos
Municípios