Política / Opinião Pública
Pesquisa Quaest: aprovação de Cláudio Castro sobe a 53% após megaoperação no Rio
Governador do PL ganha 10 pontos percentuais e melhora avaliação na área de segurança pública
02/11/2025
13:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A popularidade do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), cresceu 10 pontos percentuais entre agosto e o fim de outubro, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada neste domingo (2). A sondagem aponta que 53% dos fluminenses aprovam a gestão, enquanto 40% desaprovam e 7% não souberam ou não responderam.
O levantamento foi realizado logo após a megaoperação policial nos complexos do Alemão e da Penha, considerada a mais letal da história do estado, com 121 mortos, entre eles quatro policiais.
De acordo com o cientista político Felipe Nunes, diretor da Quaest, o aumento da aprovação de Castro está diretamente ligado à percepção de que a operação teve foco no combate ao crime organizado.
“A melhora na aprovação aconteceu porque a maioria dos cariocas acredita que a operação foi autorizada para combater o crime organizado, não como ação para ganhar popularidade”, explicou Nunes.
Entre os entrevistados, 54% afirmaram que o governador agiu para enfrentar o crime, enquanto 40% acreditam que a operação teve fins políticos e 2% apontaram outros motivos.
A pesquisa mostra ainda que a avaliação positiva da política de segurança pública do governo estadual quase dobrou no período — passando de 22% em agosto para 39% em outubro.
“Mesmo que a sensação de segurança da população não tenha mudado substancialmente, houve uma melhora expressiva na percepção do trabalho do governo na área”, observou o diretor da Quaest.
A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre 30 e 31 de outubro, por meio de 1.500 entrevistas presenciais domiciliares com moradores de 16 anos ou mais, em diferentes regiões do estado do Rio de Janeiro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
O estudo também revelou que 98% dos entrevistados tinham conhecimento da megaoperação realizada pelas forças policiais fluminenses.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
TSE marca julgamento que pode cassar mandato do governador Cláudio Castro
Leia Mais
Câmara realiza audiência pública sobre descarte do lixo em Campo Grande
Leia Mais
Com segurança pública, direita tenta retomar protagonismo para enfrentar Lula em 2026
Leia Mais
Lia Nogueira visita APAE de Itaporã e reforça projetos voltados às mães atípicas
Municípios