Política / Câmara Municipal
Câmara de Campo Grande vota projeto “Cidade Esponja” para combater enchentes na Capital
Proposta do vereador Fábio Rocha visa drenagem sustentável; vereadores analisam também reconhecimento cultural da Avenida Calógeras e evento tradicional
09/10/2025
07:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Câmara Municipal de Campo Grande vota nesta quinta-feira (9) o Projeto de Lei “Cidade Esponja”, iniciativa do vereador Fábio Rocha (União Brasil), que propõe um novo modelo de planejamento urbano sustentável para reduzir enchentes na Capital. A sessão acontece no plenário da Casa de Leis, com três projetos pautados para análise e votação.
Inspirado em modelos internacionais de drenagem ecológica, o projeto busca absorver, armazenar e filtrar a água das chuvas de forma natural, utilizando infraestrutura verde e soluções baseadas na natureza.
“Nossa cidade vem sofrendo com as chuvas, então este projeto visa trazer soluções para esse problema crítico”, destacou o vereador Fábio Rocha, ressaltando o foco no gerenciamento sustentável das águas pluviais.
A proposta recebeu emenda do vereador Jean Ferreira (PT), que incluiu o conceito de “Jardins de Chuva” — técnica que prevê drenagem sustentável e retenção temporária da água da chuva, com o uso de vegetação adaptada a solos encharcados.
Outro projeto em votação nesta quinta-feira propõe reconhecer a Avenida Calógeras, entre a Avenida Mato Grosso e a Rua Barão do Rio Branco, como Área de Interesse Cultural do Município de Campo Grande.
A iniciativa é dos vereadores Ronilço Guerreiro (Podemos) e Epaminondas Neto, o Papy (PSDB), com coautoria de Jean Ferreira (PT) e Beto Avelar (PP).
“A Avenida Calógeras é uma das mais antigas da cidade e ainda mantém uma parte da nossa história. Queremos estimular o comércio local e revitalizar o centro com gastronomia, artesanato e economia criativa”, explicou Ronilço Guerreiro, destacando que a proposta “faz parte de uma construção coletiva para levar pessoas à região central”.
Também será votado o Projeto de Lei nº 11.940/2025, de autoria do vereador Otávio Trad (PSD), que inclui no Calendário Oficial de Eventos de Campo Grande o tradicional Costelão Fogo de Chão, realizado pela Fundação de Rotarianos de Mato Grosso do Sul. O evento ocorre todo primeiro domingo de agosto.
Durante a sessão, o produtor cultural Daniel Escrivano — com mais de 25 anos de experiência em eventos culturais e artísticos — fará uso da Tribuna da Palavra Livre.
Pós-graduado em Marketing Digital e formado em Publicidade e Propaganda, Escrivano vai falar sobre o Projeto de Lei nº 12.092/2025, que institui o Fesmorena (Festival Estudantil de Música Autoral de Mato Grosso do Sul) no calendário oficial do município.
A proposta é do vereador Landmark (PT), que também convidou o produtor para apresentar o projeto na Câmara.
As sessões da Câmara podem ser acompanhadas presencialmente ou pelos canais oficiais:
TV Câmara CG (canal aberto e online)
Rádio Câmara 97.5 FM
Site oficial: www.camara.ms.gov.br
Redes sociais: @camaracgoficial
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Carreta “Saúde na Estrada” da Ipiranga chega a Mato Grosso do Sul com atendimentos gratuitos em Campo Grande
Leia Mais
Caravana de MS participa de fórum sobre a Rota Bioceânica na Argentina
Leia Mais
ABRAPEC participa novamente da Campanha Lenço Solidário do Grupo Pereira e reforça apoio a pessoas em tratamento oncológico
Leia Mais
TCE-MS apresenta resultados e metas do Comitê Ampliado da Primeira Infância e reforça compromisso com políticas públicas integradas
Municípios