Política / Eleições 2026
Lula venceria todos os adversários no 2º turno, aponta pesquisa Genial/Quaest
Presidente amplia vantagem sobre Tarcísio de Freitas e lidera todos os cenários da eleição de 2026; Ciro Gomes é o rival mais competitivo
09/10/2025
07:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (9), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança em todos os cenários da eleição presidencial de 2026, tanto no primeiro quanto no segundo turno.
O levantamento indica que o petista ampliou sua vantagem sobre o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) — considerado hoje o principal nome da oposição.
No primeiro turno, Lula oscila entre 35% e 43% das intenções de voto, dependendo dos nomes incluídos na lista de candidatos.
No segundo turno, venceria todos os adversários testados, embora sem ultrapassar os 50%, em razão do número de indecisos e votos nulos ou brancos.
A pesquisa mostra que Lula teria:
45% contra 33% de Tarcísio de Freitas
41% contra 32% de Ciro Gomes (PDT)
47% contra 32% de Romeu Zema (Novo)
46% contra 31% de Ronaldo Caiado (União Brasil)
45% contra 22% de Eduardo Leite (PSD)
46% contra 31% de Eduardo Bolsonaro (PL)
A maior vantagem do presidente é sobre Eduardo Leite, com 23 pontos percentuais de diferença.
O rival mais competitivo é Ciro Gomes, que aparece 9 pontos atrás.
O desempenho de Lula representa recuperação em relação ao cenário de maio, quando a disputa com Tarcísio de Freitas estava em empate técnico (41% x 40%).
Agora, o petista registra 45% contra 33%, ampliando para 12 pontos de vantagem — a maior diferença registrada neste ano.
A Quaest aponta que o presidente oscilou positivamente dentro da margem de erro de dois pontos, enquanto Tarcísio caiu no mesmo patamar.
Outros 19% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco ou nulo, e 3% estão indecisos.
A pesquisa foi divulgada um dia após uma derrota do governo Lula na Câmara dos Deputados, que derrubou a Medida Provisória com medidas de arrecadação alternativas ao aumento do IOF.
Aliados do presidente atribuíram parte da articulação à influência de Tarcísio de Freitas, que teria conversado com deputados pedindo votos contrários — o governador, no entanto, nega qualquer envolvimento.
Quando a pesquisa é feita sem apresentar nomes aos entrevistados, Lula continua sendo o nome mais lembrado espontaneamente:
Lula (PT): 19%
Jair Bolsonaro (PL): 6%
Michelle Bolsonaro, Tarcísio e outros nomes: 1% cada
Indecisos: 69%
Brancos/nulos: 3%
Mesmo inelegível, Bolsonaro ainda aparece como principal referência da oposição, mas sem transferência de votos consolidada a outros nomes do campo conservador.
A Genial/Quaest entrevistou 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais, entre os dias 2 e 5 de outubro de 2025.
A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Carreta “Saúde na Estrada” da Ipiranga chega a Mato Grosso do Sul com atendimentos gratuitos em Campo Grande
Leia Mais
Caravana de MS participa de fórum sobre a Rota Bioceânica na Argentina
Leia Mais
ABRAPEC participa novamente da Campanha Lenço Solidário do Grupo Pereira e reforça apoio a pessoas em tratamento oncológico
Leia Mais
TCE-MS apresenta resultados e metas do Comitê Ampliado da Primeira Infância e reforça compromisso com políticas públicas integradas
Municípios