Previsão do Tempo
Frente fria chega a Mato Grosso do Sul e deve derrubar temperaturas de 40°C para 10°C nesta semana
Segunda-feira começa com sol e calor intenso, mas previsão indica tempestades isoladas e queda acentuada nos termômetros a partir de terça-feira
06/10/2025
06:00
DA REDAÇÃO
A primeira semana de outubro começa com mudanças bruscas no clima em Mato Grosso do Sul. Após dias de calor extremo, com temperaturas próximas dos 40°C, uma nova frente fria avança sobre o Estado a partir desta segunda-feira (6), trazendo chuva, ventos fortes e previsão de mínimas que podem cair para 10°C até o fim da semana, especialmente nas regiões sul e cone-sul.
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o dia começa com sol e aumento de nebulosidade, mas há possibilidade de chuvas isoladas e tempestades com raios e ventos de até 60 km/h.
As temperaturas variam conforme a região:
Sul e cone-sul: mínimas entre 20°C e 22°C e máximas de até 35°C;
Pantanal e sudoeste: mínimas entre 19°C e 24°C, com máximas de 38°C;
Bolsão, leste e norte: mínimas entre 22°C e 25°C e máximas que podem alcançar os 40°C.
Em Campo Grande, a previsão indica mínimas entre 23°C e 25°C e máxima de 35°C, com ventos vindos do norte e possibilidade de rajadas acima de 60 km/h em pontos isolados.
Entre terça (7) e quinta-feira (9), o avanço do sistema frontal deve provocar mudança drástica no clima. A previsão aponta queda acentuada nas temperaturas, com mínimas que podem chegar a 10°C no sul do Estado. A sensação térmica será ainda mais baixa durante as madrugadas e o amanhecer.
De acordo com o Cemtec, o fenômeno está associado à interação entre o ar frio de origem polar e o transporte de ar quente e úmido, além do deslocamento de cavados e áreas de baixa pressão, que favorecem a formação de instabilidades em todo o território sul-mato-grossense.
O órgão alerta para a possibilidade de rajadas de vento acima de 60 km/h, descargas elétricas e mudanças súbitas no tempo durante a passagem da frente fria.
A orientação é para que a população evite áreas abertas durante tempestades e redobre os cuidados com estruturas frágeis e objetos soltos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Cúpula do PP e PL em MS ainda não define segundo nome ao Senado; Reunião entre Riedel, Tereza Cristina e Azambuja sela estratégia para 2026
Leia Mais
TJMS abre 42 vagas para cartórios com remuneração média de R$ 169 mil mensais
Leia Mais
Campanha “Lenço Solidário” é lançada em apoio a pacientes com câncer em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Motiva Pantanal inicia a semana com obras de ampliação e manutenção na BR-163/MS
Municípios