Política Internacional
Lula viaja aos EUA para Assembleia Geral da ONU e terá encontros sobre Palestina, democracia e crise climática
Brasil mantém tradição de abrir os discursos do debate geral; presidente falará na terça-feira (23), em Nova York
21/09/2025
07:45
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca neste domingo (21), às 10h, para Nova York (EUA), onde participará da 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). O evento ocorre entre os dias 22 e 24 de setembro e reunirá chefes de Estado de todo o mundo. Lula estará acompanhado pelo chanceler Mauro Vieira, além de outros ministros e especialistas que integram a comitiva.
Desde 1955, o Brasil tem a tradição de ser o primeiro Estado-membro a discursar na abertura do debate geral. Assim, Lula fará seu pronunciamento na terça-feira (23) pela manhã, logo após as falas do secretário-geral da ONU, António Guterres, e da presidente da assembleia, Annalena Baerbock.
Durante sua estadia, o presidente apresentará as prioridades da política externa brasileira e participará de encontros multilaterais com foco em três grandes eixos: conflito na Palestina, fortalecimento da democracia e combate à crise climática.
Questão Palestina: na segunda-feira (22), Lula participa da Conferência Internacional de Alto Nível para Resolução Pacífica da Questão Palestina e a Implementação da Solução de Dois Estados, convocada pela França e pela Arábia Saudita. O Brasil, que já reconhece a Palestina como Estado, defenderá o mesmo posicionamento de outros países. Segundo o Itamaraty, França, Reino Unido, Canadá e Portugal devem se pronunciar favoravelmente ao reconhecimento.
Defesa da democracia: na quarta-feira (24), Lula participa da segunda edição do encontro Em Defesa da Democracia e Contra o Extremismo, ao lado dos presidentes Gabriel Boric (Chile) e Pedro Sánchez (Espanha). A iniciativa, que reúne cerca de 30 países, busca articular cooperação internacional contra desinformação, discurso de ódio e erosão das instituições.
Crise climática: ainda no dia 24, o presidente copresidirá, junto a António Guterres, uma reunião sobre mudanças climáticas, com destaque para as novas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) e mecanismos de financiamento para preservação ambiental. Além disso, o Brasil deve reforçar a proposta do Fundo Florestas Tropicais para Sempre, a ser lançado em novembro durante a COP30, em Belém (PA).
A comitiva brasileira também participará da Semana do Clima de Nova York 2025, evento paralelo à Assembleia Geral que reúne governos, empresas e sociedade civil em cerca de 500 atividades. O encontro é considerado um preparatório para a COP30, marcada para novembro, na capital paraense.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Referências do beach tennis em Campo Grande voltam a jogar juntos em torneio internacional
Leia Mais
Até Odete Roitman entra na luta: Débora Bloch convoca atos contra PEC da Blindagem e PL da Anistia
Leia Mais
“Democracia é conquistar e vigiar”: Fábio Trad projeta 2026, critica anistia e reforça defesa do centro democrático
Leia Mais
Tarcísio de Freitas busca reunião com Paulinho da Força para discutir projeto de anistia
Municípios