Saúde / Bem-Estar
Novembro Azul: Exercícios reduzem em até 36% o risco de morte por câncer de próstata
Com 98% de chances de cura quando diagnosticado precocemente, prevenção e hábitos saudáveis são as melhores armas contra a doença
05/11/2025
08:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Com a chegada do Novembro Azul, campanha mundial de conscientização sobre a saúde do homem, cresce o alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
De acordo com estudo publicado na JAMA Network Open, homens que mantêm 30 minutos diários de atividade física moderada apresentaram redução de até 36% no risco de morte precoce, mesmo quando há predisposição genética ao câncer de próstata.
O exercício regular ajuda a regular hormônios, controlar o peso corporal, fortalecer o sistema imunológico e reduzir processos inflamatórios — fatores diretamente relacionados à saúde da próstata.
O urologista e professor da Afya Montes Claros, Dr. Sérgio Rametta, explica que o estilo de vida tem influência direta na prevenção e evolução da doença:
“O sedentarismo, a má alimentação e o tabagismo estão associados a formas mais agressivas do tumor. Já a prática regular de exercícios, aliada a uma alimentação equilibrada, ajuda a manter o corpo em equilíbrio e aumenta a resposta ao tratamento.”
Além disso, homens fisicamente ativos costumam ter melhor recuperação e qualidade de vida durante e após o tratamento.
“Adotar hábitos saudáveis é fundamental: praticar exercícios regularmente, evitar o consumo excessivo de gordura e álcool e não fumar são atitudes simples que fazem grande diferença”, reforça o médico.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil deve registrar 71.730 novos casos de câncer de próstata até o fim de 2025. Em 2023, foram 17.093 mortes, o que representa 47 óbitos por dia.
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) aponta que a cura pode alcançar 98% dos casos quando o diagnóstico é feito no início.
“O câncer de próstata, em suas fases iniciais, geralmente não apresenta sintomas. Por isso, é essencial procurar o urologista para realizar o toque retal e a dosagem do PSA”, explica Rametta.
Quando surgem sintomas como dificuldade para urinar, jato fraco, sangue na urina ou dor óssea, o câncer já pode estar em estágio avançado.
A cirurgia continua sendo o principal método curativo, mas técnicas minimamente invasivas — como a laparoscopia e a cirurgia robótica — oferecem recuperação mais rápida, menor tempo de internação e preservação da função sexual e urinária.
A Afya é o maior hub de educação e tecnologia médica do Brasil, com 38 instituições de ensino e mais de 23 mil médicos formados. A companhia é pioneira em inovação e aprendizagem digital, sendo utilizada por 1 em cada 3 médicos e estudantes de medicina do país.
Reconhecida internacionalmente, a Afya é listada na Nasdaq desde 2019 e integra o Pacto Global da ONU, representando o ODS 3 – Saúde e Bem-Estar.
Mais informações em www.afya.com.br.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Rodolfo Nogueira homenageia policiais mortos e exalta bravura das forças de segurança no Rio de Janeiro
Leia Mais
Trilha da Guavira em Bonito celebra a temporada da fruta símbolo do cerrado e reforça a conexão com a natureza
Leia Mais
Filho de servidora morre ao cair de prédio e Assembleia suspende sessão em luto
Leia Mais
Riedel pede à Assembleia autorização de empréstimo de até R$ 950 milhões
Municípios