Política / Assembleia Legislativa
Zeca propõe instalação de escritório da ApexBrasil em MS para impulsionar Rota Bioceânica
Deputado defende que presença da agência no estado fortaleça exportações e atraia investimentos internacionais
05/09/2025
15:45
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Em sessão ordinária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), nesta quinta-feira (4), o deputado estadual Zeca do PT apresentou indicação para a implantação de um escritório regional da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) no estado. A proposta tem como foco o fortalecimento das exportações e a captação de investimentos estratégicos a partir da Rota Bioceânica.
O parlamentar destacou que a posição geográfica de Mato Grosso do Sul, localizado no corredor bioceânico, torna o estado um ponto central de conexão para o escoamento da produção agroindustrial brasileira até os portos do norte do Chile.
Segundo Zeca, a instalação da ApexBrasil no estado aproximaria empresas locais de investidores estrangeiros, além de facilitar parcerias com instituições estaduais e municipais de fomento ao comércio exterior.
“A implantação de um escritório da ApexBrasil no Estado de Mato Grosso do Sul contribuiria de forma efetiva para o ampliamento do apoio técnico e institucional às empresas locais com potencial exportador, além de promover a internacionalização de empresas do agronegócio, tecnologia, turismo e outros setores”, justificou o deputado.
O corredor bioceânico — que interliga Brasil, Paraguai, Argentina e Chile — promete reduzir tempo e custos de exportação para mercados asiáticos, especialmente China, Japão e Coreia do Sul.
De acordo com o deputado, essa rota fortalece o posicionamento do Brasil no comércio internacional e cria novas oportunidades para pequenas e médias empresas sul-mato-grossenses.
A proposta foi encaminhada ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e ao presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.
Zeca defendeu que a medida ajudará a consolidar o papel de Mato Grosso do Sul como protagonista no comércio exterior brasileiro e sul-americano.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
NYT revela que comandos dos EUA mataram civis norte-coreanos em missão fracassada
Leia Mais
Suzano entrega novas áreas de lazer e vivência no bairro Santo Antônio em Ribas do Rio Pardo
Leia Mais
Municípios e comunidades indígenas de MS recebem 28 novos veículos de saúde com investimento de R$ 7,5 milhões
Leia Mais
Lia Nogueira garante recursos e resgata desfile cívico em Vila São Pedro após mais de uma década
Municípios