Política / Assembleia Legislativa
Deputada Gleice Jane reforça apoio à luta das mulheres camponesas em congresso estadual em Rio Brilhante
Evento celebra 45 anos do MMC com debates sobre soberania alimentar, agroecologia e valorização do trabalho feminino no campo
20/07/2025
21:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Durante o 1º Congresso Estadual do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), realizado entre os dias 18 e 21 de julho, no município de Rio Brilhante (MS), a deputada estadual Gleice Jane reafirmou seu compromisso com as lutas das mulheres do campo, destacando o papel estratégico do movimento na promoção da justiça social, da autonomia produtiva e do reconhecimento da produção sustentável.
O congresso reuniu trabalhadoras rurais, lideranças femininas, quilombolas e indígenas de várias regiões do estado, em um espaço voltado ao compartilhamento de saberes, mobilização e resistência.
“É a luta contra a invisibilidade e pela valorização do trabalho das mulheres, dos quilombolas e dos indígenas. O MMC é exemplo de construção coletiva e de luta por dignidade”, afirmou Gleice Jane durante a abertura do evento.
A dirigente nacional do MMC e coordenadora do movimento no Paraná, Sandra Marli Rodrigues, também participou do congresso, destacando o poder da arte como forma de resistência:
“A luta do MMC se faz na produção, na preservação, no espaço político e na cultura. Precisamos travar batalhas de ideias também por meio da poesia, que, às vezes, fala mais do que muitos livros”, disse.
Sandra recitou o poema “Mulheres Construindo Soberania”, de sua autoria, que reforça os valores da produção agroecológica, da soberania alimentar e da resistência às opressões patriarcais.
Durante os quatro dias de evento, as participantes acompanharam:
📚 Atividades educativas sobre agroecologia
🌱 Exposição e troca de sementes crioulas
🗣️ Debates sobre políticas públicas e organização popular
👩🏽🌾 Roda de conversa “Mulheres Camponesas por Dignidade e Respeito”, integrada à 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
Com o tema “Mulheres de Todas as Cores e Vozes: Pelo Fim da Violência e Discriminação”, o congresso também se conectou às pautas nacionais da igualdade de gênero, enfrentamento à violência e valorização da diversidade no campo.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Trump se impressiona com o tempo em que Lula ficou preso e demonstra “empatia”, dizem assessores
Leia Mais
Lula sobre encontro com Trump na Malásia: “Dia muito feliz”
Leia Mais
Hugo Motta diz que diálogo volta a ocupar relação entre Brasil e EUA
Leia Mais
Com decisão do STF, Paranhos trocará o prefeito, mas manterá o mesmo vice-prefeito
Municípios