Campo Grande (MS), Quarta-feira, 16 de Julho de 2025

Política Internacional

Trump minimiza Bolsonaro ao justificar tarifa de 50% contra o Brasil: “Não é meu amigo”

Presidente dos EUA afirma que sobretaxa tem objetivo econômico e ignora defesa direta de Bolsonaro, apesar de críticas ao STF e menção à "caça às bruxas"

15/07/2025

20:30

DA REDAÇÃO

©ARQUIVO

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, adotou um tom pragmático e distante de Jair Bolsonaro (PL) ao comentar nesta terça-feira (15) a decisão de aplicar uma sobretaxa de 50% sobre os produtos importados do Brasil. Questionado por jornalistas sobre a medida, Trump foi direto:

“Estou fazendo porque posso fazer. Ninguém mais conseguiria. Queremos as tarifas e queremos o dinheiro vindo para os EUA.”

A fala contrasta com o tom de proximidade sugerido por Bolsonaro em entrevista ao site Poder360, na qual disse ser "apaixonado" por Trump e lamentou não poder conversar com ele devido à retenção de seu passaporte pelo STF.

Relação com Bolsonaro: "Ele não é meu amigo"

Durante a mesma entrevista, ao ser perguntado sobre as investigações e denúncias da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Bolsonaro, Trump respondeu:

“Olha, ele não é como um amigo meu. É alguém que eu conheço. Ele representa milhões de brasileiros. Ele ama seu país, e lutou por essas pessoas. Mas eles querem colocá-lo na prisão. Eu acho que isso é uma caça às bruxas.”

Apesar de minimizar a relação pessoal com o ex-presidente brasileiro, Trump voltou a criticar o processo judicial conduzido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), repetindo a narrativa de perseguição:

“Ninguém está feliz com o que o Brasil está fazendo. Bolsonaro foi um presidente respeitado.”

Justificativas econômicas e imprecisão nos dados

Na carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Trump afirma, de forma incorreta, que os EUA têm déficit comercial com o Brasil, quando, na verdade, registram superávit há 17 anos consecutivos.

Além do tom político, a carta retoma um modelo já usado em comunicações semelhantes a outros países, com ênfase em defesa da liberdade de expressão, críticas ao STF brasileiro e menções a "centenas de ordens secretas" que estariam censurando cidadãos americanos.

No entanto, ao justificar diretamente a decisão tarifária aos jornalistas, Trump reforçou a lógica protecionista:

“As tarifas fazem dinheiro entrar. E mais: empresas deixam de pagar tarifas e passam a produzir nos EUA, gerando empregos.”

Contexto da crise:

  • A nova tarifa entra em vigor em 1º de agosto de 2025;

  • O governo brasileiro reagiu com críticas e deve acionar a OMC (Organização Mundial do Comércio);

  • A medida tem impacto direto sobre exportações agrícolas e industriais brasileiras, inclusive no Mato Grosso do Sul;

  • Nos bastidores, Eduardo Bolsonaro tenta vincular a suspensão da tarifa a uma anistia ampla aos investigados por tentativa de golpe.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: