Interior / Bataguassu
Projeto Perifeirarte será lançado em Bataguassu com foco em cultura periférica e formação de lideranças
Iniciativa do Governo do Estado e Prefeitura prevê oficinas, apresentações culturais e articulação comunitária por meio do FOCO
26/06/2025
23:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A cidade de Bataguassu deu o primeiro passo para implantação do Projeto Perifeirarte, iniciativa voltada à valorização da cultura periférica e à formação de lideranças comunitárias. A primeira reunião de alinhamento ocorreu nesta quinta-feira (26), no Paço Municipal, com participação de representantes da Prefeitura e do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania.
O projeto prevê uma série de ações com foco em arte, cidadania e protagonismo social, envolvendo oficinas, apresentações culturais e a capacitação de lideranças locais.
4 e 5 de agosto: Reuniões e formações para lideranças comunitárias;
6 de agosto: Lançamento oficial do projeto com apresentações culturais durante a Feira Municipal, incentivando o consumo local e o lazer comunitário.
Durante a reunião, foram discutidos os eixos da ação, que pretende ser um marco na articulação entre poder público e comunidades periféricas do município. Um dos instrumentos de apoio será o FOCO – Fórum Comunitário de Bataguassu, criado para promover o diálogo direto entre a gestão pública e as lideranças dos bairros.
Participação ativa e ética;
Discussões objetivas com foco na regularização das associações;
Transparência nas decisões e comitês temáticos;
Avaliações periódicas e abertura para novos membros;
Criação futura de estrutura jurídica-administrativa.
A Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETURD) coordenará a implementação do Perifeirarte, com apoio da Secretaria de Assistência Social, da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, e da Coordenadoria de Cultura. A proposta reforça o compromisso com políticas públicas inclusivas, articulando cultura, desenvolvimento e cidadania.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Sidrolândia registra novo caso suspeito de intoxicação por metanol; MS soma cinco casos em investigação
Leia Mais
Caiado e Ciro Nogueira trocam críticas e expõem divisão da direita rumo a 2026
Leia Mais
Hungria recebe alta após suspeita de intoxicação por metanol em Brasília
Leia Mais
Caravina quer assumir comando do PSDB para evitar extinção da sigla em Mato Grosso do Sul
Municípios