Economia / Inovação
Mato Grosso do Sul vai adotar sistema de Inteligência Artificial para agilizar abertura de empresas
Ferramenta identifica inconsistências em documentos e promete mais segurança e eficiência nos trâmites empresariais
26/06/2025
07:30
DA REDAÇÃO
©Bruno Rezende
A Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems) anunciou que irá implementar o uso de Inteligência Artificial (IA) na análise de processos de abertura, encerramento e alterações contratuais de empresas. A novidade foi apresentada nesta semana ao secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, durante reunião do Conselho de Administração da Jucems.
A tecnologia já está em uso na Junta Comercial do Rio Grande do Sul e agora passa por testes com o banco de dados sul-mato-grossense. A expectativa é que a ferramenta seja oficialmente lançada em setembro, durante o Congresso da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju), que será realizado em MS.
Num primeiro momento, a IA será aplicada nas análises de alterações contratuais, verificando se há divergências entre os dados informados em formulários e os documentos anexados pelos empresários ou contadores.
Caso alguma inconsistência seja detectada, o sistema emite um "apontamento" com a possibilidade de correção por parte do usuário.
Se o usuário optar por prosseguir sem corrigir e a IA continuar apontando o erro, o processo será encaminhado para auditoria manual.
Segundo Jaime Verruck, o sistema representa um avanço importante:
“É mais um instrumento que busca segurança jurídica, agilidade e eficiência na abertura de empresas no Estado. Nós analisamos a viabilidade e aprovamos. A ideia é fazer o lançamento oficial durante o Congresso da Fenaju”, destacou.
A Jucems vem registrando crescimento recorde na abertura de empresas. Entre janeiro e 18 de junho deste ano, já foram abertas 6.507 empresas em Mato Grosso do Sul, superando o número registrado no mesmo período de 2023, quando foram abertas 5.727 empresas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Após prisão de Henrique Budke, vice-prefeito Arlindo Landolfi assume comando da Prefeitura de Terenos
Leia Mais
Detento é executado com seis tiros em frente ao presídio da Gameleira no 1º dia de trabalho externo
Leia Mais
Motiva Pantanal mantém obras e manutenção em trechos da BR-163/MS nesta quinta-feira
Leia Mais
TCE-MS orienta gestores a incluir ações de combate à violência contra mulheres e meninas no planejamento orçamentário
Municípios