Economia / Política
Assembleia aprova em 1ª discussão LDO de 2026 que projeta estagnação econômica em Mato Grosso do Sul
Relator alerta para descompasso entre arrecadação e atividade econômica; único voto contrário foi do deputado João Henrique Catan
25/06/2025
22:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou nesta quarta-feira (25), em primeira discussão, o Projeto de Lei 138/2025, que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026. A proposta do Poder Executivo recebeu 20 votos favoráveis e um contrário, do deputado João Henrique Catan (PL). Agora, o texto segue para a segunda e decisiva votação no plenário.
A proposta estima uma receita total de R$ 27,19 bilhões para o próximo exercício, com crescimento nominal de 4,9%, valor praticamente empatado com a inflação projetada para o período, o que representa estagnação econômica em termos reais. Enquanto isso, a despesa estimada já aponta aumento de cerca de 7%.
Relator do projeto, o deputado Pedrossian Neto (PSD) classificou a proposta como "diferente das LDOs dos últimos anos", destacando que, apesar do bom desempenho da economia, a arrecadação estadual está desacelerando.
“Estamos diante de um descompasso entre a atividade econômica e a evolução da receita. Isso acende um sinal amarelo. Ainda não estamos em crise, mas o cenário exige atenção e planejamento”, afirmou.
Entre os fatores que afetam negativamente a arrecadação, o parlamentar destacou:
Queda nos preços de commodities como soja, milho e boi;
Quebra de safra agrícola;
Redução na receita do gás;
Decisões judiciais que limitaram o recolhimento de tributos, como a isenção de ICMS em transferências interestaduais;
Mudanças na política tributária, como o fim da chamada “lei da paridade”.
Mesmo diante do cenário conservador, Pedrossian Neto reforçou que a LDO não impede investimentos ou concursos públicos, como o da Polícia Civil.
“A LDO é uma etapa de planejamento. A LOA definirá os investimentos de forma definitiva. Podemos viabilizar ações por remanejamentos orçamentários.”
Durante a tramitação, o projeto recebeu 17 emendas, sendo duas aprovadas pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
O único voto contrário foi do deputado João Henrique Catan (PL), que criticou as metas estabelecidas e classificou a proposta como preocupante:
“Estamos discutindo as diretrizes, não a LOA propriamente dita. As alterações propostas pelo governo exigem análise mais profunda, e pretendo fazer isso na segunda votação.”
Com a aprovação em primeira discussão, o texto da LDO segue para segunda votação nas próximas semanas. A partir da aprovação final, o governo poderá iniciar a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que detalhará a aplicação dos recursos públicos em 2026.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Tarifaço: delegações do Brasil e dos EUA iniciam negociações na Malásia após encontro entre Trump e Lula
Leia Mais
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro presidente octogenário em exercício no Brasil
Leia Mais
Empresas da Rota Bioceânica vão construir novo plenário da Assembleia Legislativa de MS
Leia Mais
Lia Nogueira acompanha governador Eduardo Riedel em entregas e lançamentos de obras em Dourados
Municípios