Campo Grande (MS), Quarta-feira, 25 de Junho de 2025

Saúde / Direitos

Violência contra profissionais da enfermagem será tema de seminário na Assembleia Legislativa de MS

Evento discutirá soluções para proteger enfermeiros, técnicos e auxiliares, que sofrem com agressões, sobrecarga e adoecimento emocional no ambiente de trabalho

24/06/2025

10:45

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) sedia, na próxima quarta-feira (25), das 13h às 17h, o seminário “Desafios na Gestão em Saúde: Enfrentamento à Violência contra Profissionais de Enfermagem”. O evento, proposto pela deputada estadual Gleice Jane (PT), tem como objetivo discutir medidas de proteção e valorização para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, que enfrentam rotineiramente situações de violência física, verbal, sobrecarga de trabalho e impactos emocionais.

O seminário será realizado no Plenário Deputado Júlio Maia e funcionará como espaço de escuta, denúncia e construção coletiva de soluções. A proposta surgiu após reunião entre o gabinete da deputada e representantes do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS), sindicatos da saúde e profissionais da categoria.

Cenário de violência e sobrecarga

De acordo com relatos, os casos de agressões contra profissionais de enfermagem são recorrentes, especialmente em unidades de pronto atendimento (UPAs) e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Além das agressões físicas e verbais, a sobrecarga de trabalho tem provocado crescente adoecimento mental na categoria.

“A valorização desses profissionais precisa começar pela garantia de um ambiente de trabalho seguro, acolhedor e digno. Esse debate é crucial e urgente. Quem cuida da saúde da população também precisa ser cuidado”, destaca a deputada Gleice Jane.

Temas em debate

  • Prevenção e enfrentamento à violência contra profissionais de enfermagem

  • Desafios da gestão pública na proteção dos trabalhadores da saúde

  • Impactos emocionais e psicológicos das jornadas de trabalho

  • Insuficiência estrutural dos serviços de saúde mental

  • Propostas para ambientes de trabalho mais seguros e humanizados

Palestrantes confirmados

  • Dra. Cândice Gabriela Arosio – Procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT), especialista em Direito e Processo do Trabalho e ex-juíza do TRT da 2ª Região. Atua na promoção de ambientes laborais seguros, com foco na proteção dos direitos dos trabalhadores da saúde.

  • Dra. Maria Helena Vieira Machado – Pesquisadora titular da Escola Nacional de Saúde Pública (Fiocruz), doutora em Sociologia, ex-diretora de Gestão do Trabalho no Ministério da Saúde. É referência em políticas públicas, sociologia das profissões, saúde mental e trabalho, populações indígenas e quilombolas.

Serviço

Seminário “Desafios na Gestão em Saúde: Enfrentamento à Violência contra Profissionais de Enfermagem”
📍 Local: Plenário Deputado Júlio Maia – Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS)
📅 Data: 25 de junho (quarta-feira)
⏰ Horário: 13h às 17h
🎯 Evento gratuito e aberto ao público


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: