Saúde / Direitos
Violência contra profissionais da enfermagem será tema de seminário na Assembleia Legislativa de MS
Evento discutirá soluções para proteger enfermeiros, técnicos e auxiliares, que sofrem com agressões, sobrecarga e adoecimento emocional no ambiente de trabalho
24/06/2025
10:45
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) sedia, na próxima quarta-feira (25), das 13h às 17h, o seminário “Desafios na Gestão em Saúde: Enfrentamento à Violência contra Profissionais de Enfermagem”. O evento, proposto pela deputada estadual Gleice Jane (PT), tem como objetivo discutir medidas de proteção e valorização para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, que enfrentam rotineiramente situações de violência física, verbal, sobrecarga de trabalho e impactos emocionais.
O seminário será realizado no Plenário Deputado Júlio Maia e funcionará como espaço de escuta, denúncia e construção coletiva de soluções. A proposta surgiu após reunião entre o gabinete da deputada e representantes do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS), sindicatos da saúde e profissionais da categoria.
De acordo com relatos, os casos de agressões contra profissionais de enfermagem são recorrentes, especialmente em unidades de pronto atendimento (UPAs) e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Além das agressões físicas e verbais, a sobrecarga de trabalho tem provocado crescente adoecimento mental na categoria.
“A valorização desses profissionais precisa começar pela garantia de um ambiente de trabalho seguro, acolhedor e digno. Esse debate é crucial e urgente. Quem cuida da saúde da população também precisa ser cuidado”, destaca a deputada Gleice Jane.
Prevenção e enfrentamento à violência contra profissionais de enfermagem
Desafios da gestão pública na proteção dos trabalhadores da saúde
Impactos emocionais e psicológicos das jornadas de trabalho
Insuficiência estrutural dos serviços de saúde mental
Propostas para ambientes de trabalho mais seguros e humanizados
Dra. Cândice Gabriela Arosio – Procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT), especialista em Direito e Processo do Trabalho e ex-juíza do TRT da 2ª Região. Atua na promoção de ambientes laborais seguros, com foco na proteção dos direitos dos trabalhadores da saúde.
Dra. Maria Helena Vieira Machado – Pesquisadora titular da Escola Nacional de Saúde Pública (Fiocruz), doutora em Sociologia, ex-diretora de Gestão do Trabalho no Ministério da Saúde. É referência em políticas públicas, sociologia das profissões, saúde mental e trabalho, populações indígenas e quilombolas.
Seminário “Desafios na Gestão em Saúde: Enfrentamento à Violência contra Profissionais de Enfermagem”
📍 Local: Plenário Deputado Júlio Maia – Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS)
📅 Data: 25 de junho (quarta-feira)
⏰ Horário: 13h às 17h
🎯 Evento gratuito e aberto ao público
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mato Grosso do Sul registra aumento de 68% nos casos de suicídio em 2024, alerta Mapa da Segurança Pública
Leia Mais
STF retoma julgamento de Bolsonaro e aliados com placar em 2 a 0 pela condenação
Leia Mais
Reprovação de Lula cai 17 pontos em MS; Bolsonaro e Michelle seguem na frente, aponta Ranking Brasil
Leia Mais
ALEMS vota exigência de certidões criminais para entidades que atuam com crianças e adolescentes
Municípios