Infraestrutura / Transporte
Deputado Lidio Lopes solicita ao DNIT implantação de rotatória entre Mundo Novo e Japorã
Indicação visa reduzir acidentes e melhorar mobilidade na BR-163, em trecho estratégico do Conesul de Mato Grosso do Sul
11/06/2025
08:45
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O deputado estadual Lidio Lopes (Patriota) encaminhou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) de Mato Grosso do Sul uma indicação formal solicitando a construção de uma rotatória no entroncamento da BR-163 com a via de acesso entre os municípios de Mundo Novo e Japorã. O documento foi protocolado na terça-feira (10) e direcionado ao superintendente regional do DNIT, Euro Nunes Varani.
À medida que você busca aumentar em um trecho com fluxo constante de veículos, incluindo caminhões, ônibus escolares, motocicletas e automóveis. Segundo o parlamentar, a falta de um dispositivo de conversão adequado torna o cruzamento perigoso para motoristas e pedestres, aumentando o risco de acidentes.
“Trata-se de uma ação preventiva e corretiva que visa mitigar acidentes e melhorar o acesso entre os dois municípios,” justificou Lidio Lopes na indicação.
No documento, o deputado argumenta que a implantação da rotatória segue as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503/1997) e é uma solução eficaz e reconhecida para organização do fluxo viário, contribuindo para a fluidez do tráfego e redução de colisões.
Além da segurança, o projeto também tem impacto direto na mobilidade regional e na economia, ao facilitar o escoamento da produção local e melhorar o acesso da população a serviços essenciais.
A proposta:
Atende a uma demanda legítima da comunidade local;
Representa investimento em infraestrutura segura e funcional;
Está alinhada ao princípio da eficiência administrativa, previsto na Constituição Federal.
Com o encaminhamento da indicação, o DNIT será responsável por avaliar a viabilidade técnica da obra e definir os estudos e etapas necessárias para sua implementação. A iniciativa reforça o compromisso do deputado com a infraestrutura viária no interior do Estado, especialmente não com, uma das regiões com maior movimentação de cargas e trânsito intermunicipal de Mato Grosso do Sul.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mega-Sena 2.903: bolão de Caxias (MA) leva prêmio de R$ 63 milhões
Leia Mais
EUA enviam destróieres e 4 mil militares à Venezuela para pressionar regime de Maduro
Leia Mais
Saturno retrógrado desafia Peixes, Virgem e Capricórnio até novembro
Leia Mais
Riedel mantém críticas ao STF e avisa ao PT que “ninguém é insubstituível”
Municípios